sexta-feira, 16 de março de 2012

IDIOTA


A última viagem que fizemos a Israel resolvemos passar quatro dias na Grécia. Queríamos ir a Corintos e a Patmos. Foi uma viagem interessante. Todos tinham consciência da importância da cultura grega e a influencia que ela ainda exerce no nosso meio. Ela praticamente define o nosso padrão de beleza, a política, a filosofia, etc.
O curioso é que os gregos não deixaram nenhum registro sobre tecnologia embora tivessem uma tecnologia avançada para a época, também não deixaram registros sobre a arte militar embora fossem guerreiros. A verdade é que eles valorizavam a filosofia e a arte de expressar o pensamento.
Na Grécia antiga o sucesso era daqueles que tinham idéias e eram capazes de expressar as suas idéias de forma convincente. Foi na Grécia que nasceu a democracia.
Quando estávamos em Atenas fomos ao local onde os atenienses se reuniam para discutir os assuntos da comunidade. Eram as Assembléias periódicas que decidia o destino da pólios (cidade, entendida como comunidade organizada). Nestas Assembléias todos tinham o direito de falar, de ouvir e de votar.
O ateniense que não comparecia as Assembléias, (não se preocupavam das questões referentes à comunidade), cuidando exclusivamente de suas ações e assuntos particulares, (era egoísta, pois não se preocupava com o próximo), não contribuía para o bem da comunidade e vivia voltado para dentro de si mesmo, era chamado de idiótes. Esta é a origem da palavra idiota.
A psiquiatria ampliou o conceito chamando de idiota a pessoa de menor grau de desenvolvimento intelectual, assemelhando-se a debilidade e a imbecilidade, mas deixando de lado os atuais conceitos psiquiátricos e voltando a origem, levanto a seguinte questão: você se ofenderia se alguém lhe chamasse de idiota?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso Importante !

Favor Mencionar E-mail quando fizer seu comentário.
Deus abençoe