terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

A face de Deus

Buscai ao Senhor, e a sua força, buscai a sua face continuamente. Sl 105.4

Considerando que, (segundo a Bíblia), nenhum homem pode ver a face de Deus e sobreviver, o salmista devia ter algo mais em mente quando disse para buscar a face de Deus continuamente.

A Bíblia usa uma linguagem figurativa que expõem as nossas emoções. Por exemplo: Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz a abrir a porta, entrarei e cearei com ele e ele comigo. Ap 3.20

É a figura do Senhor Jesus lhe visitando, (o Senhor dos senhores, o Rei dos reis, o Grande Eu Sou).

Imagine que o Presidente da República (ou até mesmo algum dos seus ministros) vá lhe visitar. Ele terá essa atitude humilde de ficar esperando à porta? Não. Os seguranças vão à frente, (eles abrem a porta), verificam tudo, antes que essa autoridade entre.

Espero que você nunca mais leia (ou escute) esse versículo sem pensar nisso.

É importante lembra que também é a figura do seu poder de decisão, representada pela porta.

Nota: A chave do seu coração é uma boa figura, e tem a intenção de fazê-lo refletir: Para quem você está abrindo a porta? Quem você está deixando entrar no seu coração?

A ceia é uma das melhores figuras para comunhão.

Esta linguagem figurada está (constantemente) lhe dizendo: ainda há tempo. Nem tudo está perdido ou o que falta depende de você.

Buscar a face de Deus significa procurar estar na Sua presença. Significa conhecer a Sua força e o Seu auxilio, e também significa ser aceito por Ele.

O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança. Sl 25.14

A intimidade do Senhor é para os que o temem!

A busca pelo rosto de Deus não é feita com os olhos, ou qualquer outro sentido humano. Deus não deseja que você o busque dessa forma. Não é ao crente curioso que Ele se revela. Ele não tem tempo para bisbilhoteiros.

Deus se revela as pessoas que têm no coração um desejo sincero de encontrá-lo.

Quem poderá subir o monte do Senhor? Quem poderá entrar no seu Santo Lugar? Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro, que não recorre aos ídolos nem jura por deuses falsos. Sl 24.3,4

Mãos limpas e um coração puro não é um requisito para buscar o Senhor (como alguns pensam), mas uma conseqüência dessa busca. Tg 4.8 Não é uma declaração do que é, mas do que deseja ser.

Aquele que (verdadeiramente) deseja se aproximar de Deus entra na sua presença e, em conseqüência, têm as mãos limpas e o coração purificado.

Como ninguém pode, (por si mesmo), satisfazer os padrões de Deus 1Jo 1.10 é o próprio Deus que cria (em nós) esse padrão.

Embora não tenha as mãos limpas e o coração puro busco a face de Deus. E, quando faço isso, Ele aceita a minha presença, limpando as minhas mãos e purificando o meu coração. Isso é graça.

Não se trata de uma exigência. É o resultado de estar em Sua presença.

Nota: Quando alguém diz: “Vejo Deus em sua vida”. É esse padrão sendo revelado em você.

Ser virtuoso (ou correto diante de Deus e do próximo) é a combinação entre fatores externos e internos, (mãos limpas por fora, coração puro por dentro). Não é uma situação de opção (não é um ou outro). São os dois (não há opção alguma).

Nota: Mesmo que você pense ter um coração puro lembre-se do testemunho. A recíproca é verdadeira.

Retidão é uma vida de integridade e caráter, caráter perante os homens e integridade diante de Deus. Não se trata apenas do que acontece em seu íntimo, mas também, do modo como você leva sua vida perante o mundo em conformidade com os padrões de Deus.

Para muitos de nós, o problema está em estabelecer padrões observando as pessoas. Nessa linha de pensamento, nossa preocupação já não é se nossas mãos estão limpas, mas apenas, se estão mais limpas do às de outra pessoa.

E, considerando que todos têm as mãos sujas, ninguém fica limpo.

Nota: Não adiante eu ter o dobro ou o triplo da impulsão que você tem se ambos tentarmos alcançar a lua faremos papel de bobo.

Deus deseja que você seja limpo por dentro e por fora.

· Ele não se interessa apenas pelo que você fala, mas também pelo modo como você anda; não apenas pelo que você pensa, mas também pelo que você faz;

· Deus não está interessado apenas por suas crenças, mas também por seu comportamento; não só por princípios, mas também pela prática;

· Ele não observa apenas o que você sabe, mas também o seu modo de agir, motivado pelo que você sabe.

A propósito, Deus não está interessado apenas em você. Sl 24.6 Ele se interessa por gerações, quando Ele limpa suas mãos e purifica seu coração (ensinando-o, abençoando-o e transformando-o), Ele também está pensando em seus filhos, sobrinhos, netos e bisnetos. Ele quer alcançar gerações.

Vivemos em uma sociedade de pessoas interessadas na busca de si mesmas. Vivemos escravizados pelo materialismo e pelo secularismo porque não fomos ensinados a buscar Deus.

Mas se fizermos de Deus a nossa prioridade (querendo e buscando) estar em sua presença, Ele nos mostrará como viver nossa vida para Ele e como edificar gerações que façam o mesmo.

Buscar a face de Deus é procurar (ou aceitar) o auxilio dado por Ele. Sua face está relacionada com a Sua ajuda, Seu fortalecimento e Seu socorro.

Alguns, (e infelizmente não são poucos), ao se sentirem seguros, decidem prosseguir contando apenas com a sabedoria e entendimento. Pensam: “Posso cuidar de tudo daqui para frente”.

Isso os coloca num lugar apertado. (Numa situação difícil).

Sei que a maioria (de nós) já esteve em situações constrangedoras com Deus. Já tomou decisões erradas, fez bobagem, seguiu a pessoa errada, entrou por outro caminho, e foi para tão longe de Deus que se sentiu impossibilitado de chamá-lo. Tudo o que restou foi esperar que Deus, em Sua misericórdia, olhasse em sua direção.

E descobriu que, quando Ele esconde a Sua face, ficamos numa grande encrenca. No entanto, às vezes é preciso que Deus esconda o Seu rosto. Doutra forma, continuaríamos administrando tudo por conta própria, sem jamais saber que corríamos perigo.

Às vezes, Deus precisa esconder Seu rosto para nos acordar, pois quando estamos encrencados ficamos humildes.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz. Nm 6.24-26

Algumas igrejas terminam o culto proferindo essa benção (a benção sacerdotal, como é conhecida). Isso é bom, pois ela pede o favor de Deus e quando Deus faz a sua face resplandecer sobre você seus negócios contam com o favor de Deus e sua família é coberta com o manto Dele.

Trata-se da declaração de um desejo cuja função é fazer você saber que é aceito, (por Deus), e que essa aceitação é visível.

Quando souberem que a face de Deus resplandeceu em sua vida, algumas pessoas farão a pergunta errada, querendo saber qual é a aparência de Deus. Embora a questão não seja a aparência de Deus, mas como ficou sua aparência após ter visto Deus.

Nota: A Bíblia conta, que, após ter um encontro com Deus, a face de Moisés brilhava.

Quando Deus resplandece sobre você, faz com que você brilhe na família, na igreja, nos negócios e na sociedade.

Resplandecer lembra o brilho do sol, e quando a benção acrescenta: “o Senhor volte para ti o seu rosto”. Faz-nos lembrar do nascer do sol, que embora (o sol) sempre esteja brilhando não é sempre que você o vê.

Atravessamos períodos em que não podemos ver o brilho da face de Deus. Isso não ocorre porque Deus está aborrecido conosco, mas porque em alguns momentos nós simplesmente não podemos vê-Lo.

Em qualquer lugar onde você se encontre, (cedo ou tarde), a noite chegará e ficará escuro, mas não é porque o sol deixou de brilhar. Ele brilha em outro hemisfério.

Isso mais cedo ou mais tarde acontecerá no seu caminho espiritual, independente do tamanho da sua Bíblia e de como seja afinado o seu louvor.

Também não fará diferença à beleza de suas orações, há quanto tempo você é salvo ou se você fala línguas. Você pode citar as Escrituras varias vezes por dia, e acreditar que Jesus vai voltar, mesmo assim o escuro virá.

Isso ocorrerá porque é noite, e quando a noite chega fica escuro.

À noite nem sempre é confortável, mas é necessária. Noite é aquele momento de sua caminhada em que é posto à prova tudo que você sabe ser verdade a respeito de Deus.

Você é testado durante a noite. Chora e não vê a face de Deus, mas precisa acreditar que Ele não o deixou e nem o abandonou. Não desanime sabendo que assim como a noite vem, (com o tempo), ela vai.

Desde que o mundo é mundo, a manhã tem sucedido a noite. Basta esperar.

Por mais escura que seja à noite, o sol, cedo ou tarde surgirá. Por mais sombria que ela seja, e por piores que pareçam as coisas, agüente firme. Solitário ou no meio de uma multidão, agüente firme.

Sua noite pode ser mais longa do que a de outras pessoas, (você pode estar atravessando uma longa noite de inverno), mas basta lembrar que o sol nunca falhou em nascer no tempo determinado para ele.

Persevere e a face de Deus brilhará para você e em você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso Importante !

Favor Mencionar E-mail quando fizer seu comentário.
Deus abençoe