sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

O pecado e suas conseqüências

Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para agir; estejam alertas e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado. Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo”. 1Pe 1.13-16

Provavelmente você já tentou assistir um canal de TV que estava fora de sintonia (seja pela antena inadequada ou por qualquer outro motivo), e não pode ver bem porque a imagem estava distorcida. Isso não quer dizer que algo esteja errado com você, mas com o seu receptor.

Desde a queda de Adão, nossa capacidade de ligar no “canal de Deus” ficou prejudicada e de alguma forma a imagem de Deus ela não fica muito nítida.

De todas as coisas difíceis de focalizar a respeito de Deus, uma das mais complicadas é a Sua santidade. A santidade é um daqueles atributos desconfortáveis porque nos lembra como somos diferentes Dele, e que Ele não se molda com nenhum modelo criado pelos outros.

Ele é o modelo, e nós é que devemos nos moldar aos padrões Dele.

Mudar a mente e realinhar os pensamentos aos pensamentos de Deus é um processo pelo qual temos que passar! Rm 12.2

Você tem um cérebro. (Todas as pessoas têm um celebro). É o cérebro nos dá o poder de pensar, (planejar, imaginar, criar, concordar ou discordar). A forma que usamos o cérebro é a chave para essa sintonia (ou a antena se assim você preferir).

O celebro aceita ou rejeita as informações enviadas pelos sentidos. Ele é funcional e ágil.

Todas as informações passam por ele mesmo aquelas que parecem irrelevantes.

O Cérebro é o maquinário da mente e precisamos dele regenerado para acomodar novas formas de pensar, sentir e fazer. Este é o vinho novo em um cenário de odre velho que Jesus fala Mt 9.17.

Precisamos renovar a nossa mente para sintonizar a vontade de Deus.

É verdade que eu sou um ser humano comum e fraco, porém não emprego planos e métodos humanos para ganhar minhas batalhas. Uso poderosas armas de Deus – e não as que são feitas por homens – para derrubar as fortalezas do diabo. 1Co 1.3 e 4 BV

Fortalezas religiosas dominam o nosso raciocínio, (e conseqüentemente a nossa vontade) quando não conectamos no canal de Deus.

As fortalezas (religiosas, culturais e filosóficas) são interferências que distorcem a imagem de Deus. Uma fortaleza, (neste contexto), é um raciocínio edificado por uma força demoníaca com o propósito de resistir a santidade de Deus.

Nota: Uma fortaleza abriga um exército, (nesse caso especifico), um exército de idéias, de religiosidade, de filosofias, de tradição, de cultura, de conceitos e preceitos.

Processamos o que vemos e sentimos, mas nem todos processam da mesma maneira e se você não tomar cuidado poderá rejeitar alguém porque vê coisas de perspectivas diferentes da sua.

Culturas e raças processam informação de forma diferente. Seu ambiente influencia seus pensamentos. Sexos diferentes podem processar o que vêem de forma diferente. Entretanto os que estão alinhados com a mente de Cristo sintonizam com os outros formando um só corpo.

A santidade de Deus abre a porta para a compreensão e interpretação de todas as (outras) coisas a respeito Dele.

Esse tributo permeia todos os outros. Seu amor é santo, sua onisciência é santa, sua onipresença é santa.

A santidade de Deus é fundamental para compreensão do que, (e de quem), Ele é. Em nenhum lugar da Bíblia Deus é repetidamente chamado de amor, de eterno ou de verdade. Ele nunca foi enfaticamente chamado por qualquer nome, exceto: Santo, Santo, e Santo. Is 6.3

Nota: Quando alguém escreve a mesma palavra três vezes assim, está fazendo uma declaração enfática que significa um ponto fundamental, uma chave, algo que não se deve esquecer.

A essência de Deus está na santidade Dele. Não conseguimos entender isso quando nos apoiamos nos parâmetros humanos e damos ao pecado atributos como: Ele é um grande pecador, assassino e estuprador, ou seja, merece a condenação eterna.

Ou então tentamos justificá-lo, dizendo: ele está errado, mas não é o pior. Ele não é de todo bom; mas também não é de tudo mau. Chegamos ao ponto de dizer: é um pecador, mas é uma pessoa agradável. Não é perfeito; mas é simpático, (é uma pessoa boa).

Ou seja, é o pecado justificável, (e é onde a maioria pensa estar), pois diz: eu não sou perfeito; mas o Senhor é misericordioso, e sabe que meu coração é bom e não deseja o mal a ninguém.

Nós fazemos essas distinções, mas para Deus não é assim. A Bíblia não fala em mediadas para o pecado, (ela não fala em pecadinho ou pecadão), e nem menciona qualquer qualificação para o pecado.

Embora haja vários tipos de conseqüência, pois nem todos os pecados merecem a mesma penalidade, diante de um Deus santo, o pecador é simplesmente pecado.

Isso é fundamental e nos afeta, pois não gostamos de ser colocado no mesmo nível de um criminoso.

Você pode não gostar, mas precisa entender se quiser ter a visão correta de Deus e de você mesmo. Rm 3.10 e 23 Alguém vai lhe dizer que não é justo, embora seja.

Suponha que você vai fazer uma cirurgia e escute o medico dizer: “Como não pudemos esterilizar os instrumentos eu os lavei em água corrente, parece que estão limpos, pois não vejo nenhuma sujeira”.

É claro que você não vai aceitar isso, porque se trata do seu corpo, (sua saúde, sua vida), e você sabe que a sujeira que não é visível a olho nu é tão perigosa quanto à visível.

Deus é santo desse jeito, e um pensamento mau O ofende da mesma forma que um homicídio.

Embora haja diferença quanto às conseqüências do pecado, não há diferença em essência.

Todos os homens precisam ser salvos porque todos pecaram. 1Jo 1.9,10 Embora Deus odeie e julgue o pecado, Ele ama o pecador. Deus quer destruir o pecado sem destruir o pecador. Qualquer pessoa que já labutou com o câncer entende isso.

Nota: Um bom exemplo é o médico que usa a radiação para destruir o câncer, mas não quer que ela destrua o paciente.

Quando você entender a santidade de Deus, alguma coisa acontecerá. Quando Isaías compreendeu a santidade de Deus, pôde apenas dizer: ai de mim. Is 6.5

Isaias era um grande profeta, (alguns o chamavam homem de Deus), mas diante da santidade de Deus, ele condenou a si mesmo, e disse: “estou perecendo”, ou seja, estou acabado.

Quando você é confrontado com a Santidade de Deus sua auto estima é afetada e você descobre que não é o que pensava ser.

Nota: Não levamos a vida cristã muito a serio porque não sabemos quem Deus é. As crianças às vezes esquecem quem é o pai e quem é o filho. Quando esquecem isso, fazem as coisas de qualquer jeito. Por isso, os pais devem lembrá-los quem é quem, (às vezes com o cinto na mão).

Agimos como crianças e esquecemos quem é Deus, por isso fazemos as coisas de qualquer jeito.

Se realmente queremos andar com Deus, temos que sintonizar no Seu canal e levar a serio a nossa devoção.

Temos de parar de brincar de igreja, e de ser crente. Muitas pessoas correm, para chegar ao trabalho na hora certa, porque não querem irritar o chefe. Mas vão à igreja pensando: posso chegar qualquer hora, se chegar antes da bênção, já está bom.

Quando Deus vê que você trata o seu chefe melhor do que O trata, o que será que Ele pensa? Se Ele pensasse como nós pensamos... (Deus é Santo). Quando falamos a respeito do julgamento de Deus, não estamos falando de simples explosões emocionais.

O julgamento de Deus contra o pecado é absoluto. A Bíblia afirma que Deus julgou Satanás e os homens. Na verdade, ela coloca os homens e Satanás juntos, em julgamento. Jesus disse:

Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Mt 25.41

Deus não criou o inferno para as pessoas. Ele criou o inferno para o diabo, e as pessoas só vão para lá porque decidem seguir o diabo.

Satanás usa os prazeres da carne para lhe seduzir. Se você pensa que pode fazer o que bem quiser e entender nesses dias de carnaval, e depois fazer uma penitencia ou algo parecido e tudo fica resolvido, está enganado.

Você agindo assim está rejeitando a Deus e seguindo com Satanás. E, conseqüentemente, recebe a condenação que foi destinada a ele.

Nota: Alguém pode ter lhe dito que Satanás é o governador do Inferno, isto é mentira ele não tem cargo de honra, e nem você terá. Ele sofre todas as (terríveis) conseqüências dessa punições. Se você o conseguir, terá o mesmo destino. Pense nisso.

Por causa do pecado, Adão foi expulso do Éden. Caim e seus descendentes foram amaldiçoados. Por causa de um pecado, Moisés foi proibido de entrar na Terra Prometida. Por causa de um pecado, o servo de Eliseu ficou leproso. Por causa de um pecado, Ananias e Safira foram mortos. O pecado sempre será julgado.

Muitas pessoas pensam (por exemplo), que Davi escapou das conseqüências de seu pecado. Elas dizem: Davi pecou deploravelmente, e Deus foi gracioso. É verdade. Davi pecou e Deus foi cheio de graça, embora não tenha ignorado o pecado de Davi. Ele simplesmente tirou a vida de alguns dos filhos de Davi em seu lugar.

Em outras palavras, Davi viveu porque outras pessoas morreram. Não vale a pena arriscar. Seja santo porque Deus é santo.

As televisões estão sintonizadas no carnaval, e as mensagens (de alguma forma), dizem: viva a vida sem limites! Aproveite enquanto você pode, é tempo de carnaval.

A questão é: você está sintonizado em quem, ou melhor, a quem você vai seguir? A decisão é sua e ela vai determinará a sua herança e o seu destino (o seu futuro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso Importante !

Favor Mencionar E-mail quando fizer seu comentário.
Deus abençoe