segunda-feira, 8 de março de 2010

A FAMÍLIA

No AT, Canaã, era a terra onde Deus queria que os israelitas vivessem após sua libertação do cativeiro egípcio. Local onde deveriam viver pela fé, desfrutando das promessas divinas, feitas séculos antes, ao patriarca Abraão.

É importante entender que a família representa nos nossos dias, a Canaã do AT. É a terra da promessa, onde Deus quer que cada indivíduo desfrute das Suas bênçãos.

O casamento, é idéia de Deus, não é idéia de homens. Para Deus, a família sempre foi o lugar em que o homem poderá viver em todo o seu potencial.

É o lugar onde as promessas divinas se cumprem, onde o individuo atinge o máximo de sua capacidade, tanto a nível individual como coletivo. E isso envolve toda a sua vida.

No primeiro capítulo do livro da Bíblia, percebemos que, o Senhor Deus ao criar o homem, também criou os princípios de relacionamentos do homem, com a terra, E com os animais. Gê 1.28

Deus não ordenou a Adão, não orientou, não pediu, e nem mesmo sugeriu, que ele dominasse Eva ou qualquer outro ser humano. Deus nunca planejou qualquer tipo de sujeição de pessoas.

Devemos usar, dominar e sujeitar a terra, e os animais [porém de forma adulta e responsável e jamais de forma predatória]. O processo de dominação e manipulação de vidas humanas aconteceu somente após a desobediência e a queda.

O ser humano foi criado para ser amado, acolhido e dignificado como pessoa que é.

A relação do homem com a mulher foi idealizada por Deus, no principio para ser vivenciada a partir da igualdade, do respeito mutuo, da solidariedade e do romantismo.

A mulher é companheira [e parceira] idônea do homem, cúmplice no amor e na aventura, é osso dos ossos, carne da carne, é varoa, tem nome e valor especial; tem dignidade e personalidade. Gê 2.23

Para Deus, a família sempre foi o lugar em que as pessoas podem viver em todo o seu potencial. É o lugar onde as promessas divinas se cumprem, e onde o individuo se realiza como pessoa, tanto no nível individual como coletivo. E isso envolve toda a sua vida: o espírito, a alma [intelecto, emoções e vontade] e o corpo.

A família é algo essencial, em qualquer sociedade, desde as mais primitivas às mais sofisticadas. Entretanto, temos de reconhecer que as famílias não têm atingido o seu potencial.

Muitas vezes, o que distingue uma família fracassada, de outra bem sucedida, é o entendimento de que a igreja é apoio, e que cabe aos pais, a responsabilidade de consagrar os filhos ao Senhor, deixando um grande legado de fé, além de bens materiais; ensinar um ofício, a ética profissional e o valor do dinheiro; prepará-los para construir uma família sadia e equilibrada, ajudando-os a encontrar uma companheira ou um companheiro idôneo.

A família é a primeira escola, e, é o lugar, onde os pais podem fazer diferença na formação do caráter dos filhos, e ensinar-lhes o valor da honradez e da santidade.

A missão dos pais é a missão mais nobre que existe. Eles são desafiados com a incumbência, de criar filhos livres de malicia num mundo cheio de violência, cobiça imoralidade e corrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso Importante !

Favor Mencionar E-mail quando fizer seu comentário.
Deus abençoe