quarta-feira, 23 de junho de 2010

Graça & Misericórdia

Ouvindo as pessoas falarem fica a impressão que Graça e Misericórdia são a mesma coisa, embora sejam completamente diferentes.

Graça é dar alguma coisa a alguém que não merece, enquanto Misericórdia é evitar que alguém receba o que merece.

A Graça dá enquanto que a Misericórdia tira, e em ambos somos abençoados.

Em Graça, Ele nos deu o que não merecíamos: a salvação. Em Misericórdia, Ele impediu que recebêssemos o castigo que merecíamos.

A Misericórdia é o que uma mãe demonstra quando afaga o filho no leito do hospital mesmo sabendo que ele é irresponsável e foi o causador do acidente que sofreu e que vitimou outros.

A prioridade é a Graça. Isso porque, a Graça precisa cuidar do pecado antes que a Misericórdia possa eliminar as conseqüências dele.

Portanto, a ordem normal é a Graça preceder a Misericórdia. Primeiro a Graça resolve o problema do pecado depois a Misericórdia resolve o problema da infelicidade, (ou seja, da conseqüência do pecado).

Depois de Deus cuidar de nós em Sua Graça, agirá conosco em Misericórdia.

Se você quer a misericórdia de Deus acabe com a sua infelicidade, primeiro tem de permitir, que a Graça dele cuide de seu pecado.

Por isso o apóstolo João escreveu na sua primeira epistola:

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça. 1Jo 1.9

A confissão dos pecados permite a Deus demonstrar a Sua Misericórdia. Se você é infeliz, precisa da Misericórdia de Deus. Mas você não terá a Misericórdia divina até que tenha permitido que a Graça elimine o seu pecado.

Certo dia, um professor da Escola Bíblica perguntou na classe das crianças: “Qual a diferença entre Graça e Misericórdia?”

Um menino respondeu: “Pelo que aprendi é o seguinte: ‘Pedi um lanche para a minha mãe, e mesmo não tendo me comportado como devia, ela me deu biscoitos. Isso é graça. Mas ela também pôs uma deliciosa geléia. Isso é misericórdia”.

Misericórdia é quando Ele providenciou doçura em nossa experiência.

Misericórdia é quando, além, de resolver a sua necessidade, Ele vai além e resolve as conseqüências dessa necessidade em sua vida. Precisamos disso porque tomamos decisões ou passamos por experiências que nos afetam profundamente.

Uma senhora vaidosa, de idade avançada, tirou uma foto. Quando a viu disse ao fotografo: “Essa foto não me faz justiça”. O fotografo olhou para ela e disse: “Com um rosto como o seu, a senhora não precisa de justiça, mas de misericórdia”.

A verdade é que, não apenas na igreja, mas no dia a dia, ouvimos as pessoas dizerem, com um ar de vitima: “Eu só queria a justiça de Deus”.

Falam isso, normalmente, se referindo a alguma coisa em que se julgam injustiçadas, não lembram, ou não querem lembrar o passado que têm e que não suportaria a justiça.

Querem a justiça para aquele caso em especifico onde pensam que o julgado será o outro.

Com vidas como as nossas, não precisamos de justiça; precisamos de misericórdia.

O nosso egoísmo sempre clama por justiça para os outros e misericórdia para nós. (“Só a graça!”).


terça-feira, 8 de junho de 2010

DESCANSAR NO SENHOR

Até os jovens se cansam e se fadigam, e os moços tropeçam e caem, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças. Subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão. Is 40.28-31

“Esperar no Senhor” não significa ficar sentado sem fazer nada. Significa não confiar nos métodos humanos. Significa fazer do jeito de Deus, e não do nosso.

Certo dia, em determinado cais do Mar da Galiléia, os discípulos estavam cansados e frustrados após uma noite de pesca sem resultado. Jesus entrou em um dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então se sentou, e do barco ensinava o povo.

Tendo acabado de falar disse a Simão: “vá para onde as águas são mais profundas”, e a todos: “Lancem as redes para a pesca”.

Simão respondeu: “Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu que está dizendo isto, vou lançar as redes”. Lc 5.3-5 NVI

Interpretando o texto: Jesus disse: “lancem as redes, pois vamos pescar do meu jeito”. Eles devem ter pensado: “nós somos filhos de pescadores, entendemos de pescar, passamos a noite no mar e sabemos que o mar não está para peixe. Ele é da Galiléia (onde não tem mar), e é marceneiro, não entende nada de pesca”.

Então Pedro disse: “Mestre embora sabendo que o mar não está para peixe lançaremos as redes em respeito ao que você disse”.

O resultado foi surpreendente, pois pegaram tal quantidade de peixes que as redes começaram a rasgar-se.

Muitos não vêem o poder de Deus porque estão muito ocupados tentando criar o seu próprio poder. Estão ocupados inventando os seus próprios métodos.

Não temos visto Deus pagar as contas, por exemplo, porque cremos que o único que pode nos ajudar é credito e nos valemos dos cartões. Continuamos utilizando o nosso método; por isso nunca chegamos a ver o poder de Deus.

Raciocine. Se Ele pode criar a árvore da qual se faz o papel de onde o dinheiro de que você precisa é impresso, Ele pode cuidar de suas contas.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

ELE PODE

Se você não consegue captar toda a teologia do que é Deus. Se não consegue combinar onisciência com onipresença e onipotência. Lembre-se apenas disso: Ele pode!

Tudo o que foi e será feito foi criado pelo poder de Deus. Ele fez coisas que nós ainda não descobrimos.

Se você é dominado por um vicio e quer se livrar dele, apresente-o a Deus porque Ele pode ajudá-lo a vencer isso.

Além de salvar a sua alma, Ele também pode atender as suas necessidades emocionais e materiais. Ele pode pagar débitos dos cartões de crédito. Pode amortizar as prestações que você assumiu, pois pode cuidar das suas finanças.

Raciocine. Se Ele pode criar a árvore da qual se faz o papel de onde o dinheiro que você precisa é impresso, ele pode cuidar de suas contas. Deus pode liquidar suas dividas.

A luz disso tudo, precisamos fazer o que o apóstolo Paulo aconselhou aos efésios: Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Ef 6.10

Paulo disse isso porque sabia que Deus pode nos tornar fortes.

É óbvio que se você for uma pessoa leviana, cheia de altos e baixos, não pode esperar ver o poder da glória de Deus.

Deus quer que o seu coração esteja totalmente comprometido. Ele não quer você dividido. Não o quer comprometido com Ele no domingo e com o mundo na segunda-feira, pois não o quer pela metade.

Os olhos do Senhor passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele. 2Cr 16.9

Você sabia disso? Você gostaria de ser essa pessoa ou uma dessas pessoas? Você precisa exercitar a fé, não importa se a sua fé parece fraca. Jesus conheceu um pai que desejava ver o filho curado. Ele fez uma declaração de fé a Jesus bastante fraca: Se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós, e ajuda-nos. Mc 9.22

Jesus imediatamente desafiou-o e o homem exclamou: Eu creio; ajuda-me a vencer a minha falta de fé. Mc 9.24 Esse homem estava dizendo: “Eu até creio. Eu quero crer. Eu preciso crer, mas a minha fé não está funcionando direito”.

Jesus curou o rapaz assim mesmo, porque o pai decidiu-se a trazer a sua incredulidade a Cristo e deixar que Ele a transformasse em fé. Portanto, mesmo que a sua fé não esteja funcionando direito, se você a entregar para o Deus poderoso, isso será tudo o que precisará fazer, por que Ele pode, e saberá o que fazer.

Ele não precisa da sua fé para operar, Ele simplesmente precisa que você pare de confiar em si mesmo e passe a confiar nele.

Aviso Importante !

Favor Mencionar E-mail quando fizer seu comentário.
Deus abençoe