quarta-feira, 25 de agosto de 2010

ETERNIDADE

Não sei o que você pensa que é a eternidade, mas com certeza será algo parecido com muito tempo.

Quando Deus teve inicio? Na eternidade. Mas se alguém existe desde a eternidade não teve inicio. Em outras palavras, nunca houve um tempo em que Deus não existisse. Não tente entender isso ou você ficará totalmente maluco.

Nota: Quando eu era menino tinha uma pergunta guardada na manga para surpreender os sabichões: Quando a luz acende para onde vai o escuro? As outras crianças tentavam responder, mas nunca encontravam uma resposta satisfatória. Certa vez me responderam: “Vai para o inferno”.

Os evolucionistas dizem que houve um início a partir do nada. Eles apresentam uma porção de suposições, como a hipótese do “Big Bang”, a da energia cósmica ou a do plasma primordial. Tentam argumentar que alguma coisa surgiu a partir do nada. Fico com a Bíblia, porque todos têm o mesmo problema: explicar de forma clara, compreensiva e aceitável por todos como foi o inicio.

Você pode ficar muito tempo parado pensando a respeito de como foi o inicio ou o que é eternidade, portanto lhe convido para raciocinar comigo.

Imagine que você está falando com alguém que ainda se encontra no ventre da mãe e, diz: “Quando você sair daí vai abrir os olhos e conhecer um mundo novo, vai conhecer as cores como o azul, o verde, o vermelho, o amarelo, (fala em todas as cores), por melhor que você as descreva ele não vai ter uma idéia perfeita do que é cor, pois ainda não conhece a luz, mas vai ficar muito curioso (eu diria tentado a sair).

Aí você diz: Mas para isso é necessário você nascer, (ou seja, fazer uma viagem que não tem volta). Ele provavelmente vai pensar: “Não vou sair deste lugar de conforto onde estou protegido. Não vou trocar o certo pelo duvidoso.” Mas você insiste dizendo: “Você fica aí sem conhecer o que este mundo pode lhe oferecer”. E começa a falar dos sabores (do doce, o amargo, o azedo, etc.). Ele fica tentado pela curiosidade e se anima, mas quando você diz que a primeira coisa que farão quando ele nascer é cortar o cordão umbilical, ele decide: “Não quero! O cordão umbilical é por onde eu me alimento”.

Você continua tentando convencê-lo, mas ele fica irredutível. Então você diz: Aqui fora você terá uma expectativa de vida de 60 a 80 anos (podendo chegar aos 100), que comparado com nove meses é uma eternidade. Mesmo assim ele teima em ficar. Quando o tempo chega, aquele mesmo corpo que o protegia e alimentava, começa a se contrair e expulsá-lo. Penso que é por isso que todos nascem chorando e esperneando.

Começa outra vida aonde alguém vai lhe falar de outra eternidade e de outras vantagens e você vai ser vitima da mesma dúvida. Só que a questão agora é: Nascemos para morrer ou morremos para viver?’

Deus sempre existiu. Nunca houve um tempo em que não existisse e nunca haverá um tempo em que não exista. É muito importante entender, (e melhor ainda aceitar), que Deus é eterno, e que está presente em todos os momentos de sua vida, e que, com Deus não existe uma sucessão de acontecimentos. A História é um conceito sem significado para Ele.

Somos personagens da história porque somos criaturas lineares (sucessivas), ou seja, vamos de evento em evento, continuamente. Somos criaturas do passado, do presente e do futuro; mas isso é irrelevante para Deus. Ele conhece a história porque Ele é o Senhor da história, e a história não o controla.

Quando Moisés perguntou qual o seu nome Ele respondeu: EU SOU. Êx 3.14 O verbo ser significa que Deus vive eternamente no tempo presente. Ele não tem passado nem futuro. O problema de falar a respeito desse assunto é encontrar analogias que façam sentido, porque estamos lidando com alguém que é superior ao que conhecemos, mas mesmo assim vou tentar.

Quando você fica parado na calçada olhando o transito, vê passar um veículo após o outro sucessivamente. Quando muito, pode olhar o fim da rua e ver ao mesmo tempo uma, duas ou três fileiras de veículos. Mas você não pode ver todo o transito porque ele é linear e você não pode ver os veículos que estão encobertos pelas esquinas. Você só verá do ponto onde está até certa distancia em sua volta. Contudo se você estivesse num helicóptero seria totalmente diferente. Lá de cima você poderia ver tudo de uma só vez, porque você estaria tão alto, enxergando tão longe, que tudo se resumiria em um único evento.

Nós somos criaturas lineares que vivem de hoje para amanhã, para o próximo mês, para o próximo ano. Mas Deus está muito mais alto do que podemos chegar e vê tudo como uma só coisa, (sempre no tempo presente, sem passado nem futuro). Portanto, Ele não vê apenas o que está passando no (nosso) memento, mas todos os dias, todos os meses e todos os anos (até a eternidade), ao mesmo tempo.

Isto significa que quando Deus lhe falar a respeito de alguma coisa que vai acontecer amanhã, é melhor acreditar, porque Ele já esteve lá e voltou. Deus disse que devemos perdoar, e é melhor perdoar, porque Ele sabe o que vai acontecer aqueles que não perdoam. Deus diz que há um céu e um inferno, e se você for inteligente não vai querer esperar para ver.

Nota: Quando o noticiário diz: evite determinada rua porque o transito está lento ou até mesmo parado por causa de um acidente ou qualquer outra coisa, o que é que você faz? Por quê? Porque sabe que eles têm meios para saber.

Deus pode dizer: Tudo para mim é presente, pois estou assistindo do alto e vejo tudo. Se você me obedecer, vai se dar bem. Se me desobedecer, terá problemas.

O espírito de burrice domina a mente de muita gente, fazendo-os pensar que se algo pode surgir do nada absoluto, então eles podem fazer o que quiser, porque não tem um comando superior.

Nota: Voltaire, disse: “Deus criou o homem sua própria imagem, e o homem retribuiu o favor”.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

revelação

O mesmo conhecimento que revela quem é Deus revela quem nós somos. A revelação de Jesus fez Pedro cair com o rosto em terra e dizer: “Sou homem pecador.” Lc 5.8

Conosco não é diferente, mas a questão é se (como Pedro), nos prostramos reconhecendo que somos pecadores ou levantamos a “tromba” de orgulho e defendemos a nossa reputação.

O profeta Isaias viu o Senhor e gritou: “Ai de mim” Is 6.5 Por quê? Porque, a presença de Deus revelou o que ele era.

O mundo está cheio de ameaças, mas as pessoas que conhecem a Deus permanecem firmes e confiantes.

Quando os soldados babilônicos disseram, aos amigos de Daniel, (Sadraque, Mesaque e Abede-Nego): “se vocês não mudarem de opinião, e não se curvarem adorando a estatua de ouro, que o rei mandou fazer, vão ser queimados”. Eles disseram: ”Não precisamos lhes responder sobre esse negocio”. Dn 3.16

Em outras palavras, eles estavam dizendo: “Não vamos perder tempo discutindo isso. Sabemos que Nabucodonosor é o rei e que pode acabar conosco, mas também sabemos que o Deus a quem servimos nos protegerá.”

Eles sabiam que o Deus que pôde abrir o mar Vermelho, poderia pegar água suficiente, para apagar a fornalha de Nabucodonosor. Eles conheciam o seu Deus e por isso foram fortes e souberam resistir.

Muitas pessoas são fracas espiritualmente porque não conhecem Deus e não sabem o que é certo.

Por exemplo: alguns homens pensam que os métodos bíblicos estão restritos as igrejas, e não servem para sua família e seu negócio, e por isso usam métodos próprios.

O mesmo ocorre com as mulheres, que não têm a fé suficiente para crer, que Deus pode fazer mais para transformar os homens através de esposas humildes, do que elas podem fazer com as suas palavras, e não fecham a boca.

Quando você começar a dar fruto, outras pessoas vão querer experimentar a sua vida. Outras pessoas vão querer ser parecidas com você, porque você será uma pessoa produtiva para os propósitos de Deus.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Dia dos pais

Eu estava lendo e me deparei com o seguinte: ‘Deus não precisa de nós. Ele é totalmente auto-suficiente. Deus não precisa do homem’.

Fiquei pensando: Deus não precisa da nossa adoração. Nada que fazemos pode modificar Deus para melhor nem para pior. Essa mensagem ficou em minha mente e no meu coração e pensei nunca vou pregar sobre isso, (a fuga às vezes parece o caminho mais fácil).

A mente dizia que ela está tecnicamente (ou teologicamente) correta, mas o meu coração estava triste e decepcionado, como se a mensagem faltasse algo. Algum tempo depois eu estava orando e adorando na “Assembléia Solene” (reunião da Igreja no primeiro sábado de cada mês para orar, adorar, louvar, interceder e ministrar a palavra), quando me lembrei desse ensino e abri o meu coração ao Senhor, e com muita suavidade veio a minha mente algumas lembranças interessantes.

Tenho quatro filhos e quando eles estavam cursando o primário, no “dia dos pais”, voltavam da escola trazendo algo que fizeram. Normalmente era uma pequena gravata feita de cartolina escrita com letras irregulares: Você é o melhor pai do mundo! Ou um coração também de cartolina escrito: Eu te amo papai.

Aqueles presentes não me fariam mais ricos e eu não os usaria, mas a satisfação que estava estampada no rosto deles, por terem feito algo para mim. O brilho dos olhos e o sorriso nos lábios, ao me entregarem, mexiam comigo.

Hoje eles são adultos e me trazem outros tipos de presentes, (são presentes comprados nas lojas), e isso é bom. Eu vou usá-los, mas eles não mexem comigo tanto quanto os outros.

Hoje é o “dia dos pais”, e os meus cinco netos, estão no primário e farão cartões com traços irregulares e letras tortas, mas que são aguardados com expectativas, pelos meus filhos, que hoje são pais.

Penso que descobri porque Ele disse que devemos voltar ao primeiro amor (voltar ao primário).

Deus é imutável. Ele não muda, mas decidiu ser Pai e também decidiu que sempre nos veria como crianças.

Naquela hora chegaram-se a Jesus os discípulos e perguntaram: Quem é o maior no reino dos céus?

Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles,

e disse: Em verdade vos digo que se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.

Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus. Mt 18.1-4

O melhor presente que você pode dar ao seu pai é abraçá-lo como o abraçava quando era criança.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

TRINDADE

Recebi a apostilha, (de um pastor conhecido), onde ele duvidava da Trindade, argumentando que a Bíblia não cita a palavra trindade. É verdade, na Bíblia não encontramos essa palavra escrita, mas o ensinamento da trindade de Deus aparece em toda a Bíblia.

A Bíblia afirma que há um só Deus. Dt 6.4 O próprio Deus declarou: “Eu sou o Senhor, e não há outro”. Is 45.5 No NT encontramos a mesma afirmação: Não há outro Deus, senão um só. 1Co 8.4

Contudo, a mesma Bíblia, demonstra que este único Deus é composto de três Pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. E a palavra que utilizamos para expressar isso é Trindade.

Se tivermos um pouco de humildade, para aceitar que não podemos entender um Deus ilimitado, com uma mente limitada, (como a nossa), não teremos problema em aceitar a Trindade.

Algumas pessoas tentam explicar a Trindade fazendo comparações tais como:

· O passado, o presente e o futuro, que são distintos, mas se fundem numa só coisa: tempo.

· A água que pode estar no estado líquido, sólido ou gasoso e ter os mesmos componentes: H2O.

· O sol representando a fonte de luz e calor. Onde o sol (a fonte) seria o Pai, a luz o filho e o calor (força e poder), o Espírito.

· O ovo, pois tem a casca, a clara e a gema, mas tudo é ovo.

· Uma peça de madeira que tem as três dimensões: a altura, o comprido e a largura. Cada dimensão pode ser vista isoladamente, mas as três juntas formam um só corpo.

Todas essas tentativas são validas, quanto à intenção, mas nada disso realmente capta a essência da Trindade, pois você não pode explicar Deus, como poderia explicar a Trindade?

Temos um deslumbre da Trindade quando:

· A Bíblia atribui a criação a Deus, Gê 1.1 a Jesus Cl 1.16 e ao Espírito. Sl 104.30

· O Cristo pré encarnado diz: “O Senhor Deus me enviou, juntamente com o seu Espírito”, Is 48.16 associando Deus Pai ao Filho e ao Espírito Santo.

· Quando, na cruz, Jesus perguntou ao Pai: “Por que me abandonaste?”

· E quando Jesus disse: “Eu rogarei ao Pai e Ele enviara outro Ajudador, o Espírito da Verdade...” Jo 14.16,17

Eles são três pessoas diferentes. O Pai não é o Filho, o Filho não é o Espírito. Mas o Pai é Deus; o Filho é Deus e o Espírito é Deus. Todos os três são iguais em essência como parte da divindade singular, embora permaneçam distintos um do outro em sua personalidade.

As três pessoas da Trindade operam na salvação. 1Pe 1,1,2 Um dos membros da Trindade nos dá graça, outro nos ama e outro nos une em comunhão. Ga 13.14 Os três membros da Trindade estão operando juntos para nos santificar. Os três agem em unidade; um Deus em três pessoas, igual em essência embora distinto em função.

Gosto daqueles que usam a família para ilustrar a Trindade. Um homem e uma mulher que se unem, e os filhos que têm a mesma essência da mãe e do pai. Esse exemplo nos faz lembrar, que a primeira coisa que Deus fez, depois de nos criar, a sua semelhança, foi criar uma família.

Mas, nem isso pode explicar a plenitude da Trindade, como disse anteriormente, a nossa mente limitada não pode entender algo ilimitado como o nosso Deus.

Você não é salvo pelo que entende, pelo sabe, pelo que faz, nem pelo que sente, mas pelo que crê, e se você insistir em explicar a Trindade poderá perder o juízo. Mas, se negá-la perderá a alma.

Portanto, ao Rei eterno, o Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém. 1Tm 1.17

Aviso Importante !

Favor Mencionar E-mail quando fizer seu comentário.
Deus abençoe