ETERNIDADE
Não sei o que você pensa que é a eternidade, mas com certeza será algo parecido com muito tempo.
Quando Deus teve inicio? Na eternidade. Mas se alguém existe desde a eternidade não teve inicio. Em outras palavras, nunca houve um tempo em que Deus não existisse. Não tente entender isso ou você ficará totalmente maluco.
Nota: Quando eu era menino tinha uma pergunta guardada na manga para surpreender os sabichões: Quando a luz acende para onde vai o escuro? As outras crianças tentavam responder, mas nunca encontravam uma resposta satisfatória. Certa vez me responderam: “Vai para o inferno”.
Os evolucionistas dizem que houve um início a partir do nada. Eles apresentam uma porção de suposições, como a hipótese do “Big Bang”, a da energia cósmica ou a do plasma primordial. Tentam argumentar que alguma coisa surgiu a partir do nada. Fico com a Bíblia, porque todos têm o mesmo problema: explicar de forma clara, compreensiva e aceitável por todos como foi o inicio.
Você pode ficar muito tempo parado pensando a respeito de como foi o inicio ou o que é eternidade, portanto lhe convido para raciocinar comigo.
Imagine que você está falando com alguém que ainda se encontra no ventre da mãe e, diz: “Quando você sair daí vai abrir os olhos e conhecer um mundo novo, vai conhecer as cores como o azul, o verde, o vermelho, o amarelo, (fala em todas as cores), por melhor que você as descreva ele não vai ter uma idéia perfeita do que é cor, pois ainda não conhece a luz, mas vai ficar muito curioso (eu diria tentado a sair).
Aí você diz: Mas para isso é necessário você nascer, (ou seja, fazer uma viagem que não tem volta). Ele provavelmente vai pensar: “Não vou sair deste lugar de conforto onde estou protegido. Não vou trocar o certo pelo duvidoso.” Mas você insiste dizendo: “Você fica aí sem conhecer o que este mundo pode lhe oferecer”. E começa a falar dos sabores (do doce, o amargo, o azedo, etc.). Ele fica tentado pela curiosidade e se anima, mas quando você diz que a primeira coisa que farão quando ele nascer é cortar o cordão umbilical, ele decide: “Não quero! O cordão umbilical é por onde eu me alimento”.
Você continua tentando convencê-lo, mas ele fica irredutível. Então você diz: Aqui fora você terá uma expectativa de vida de 60 a 80 anos (podendo chegar aos 100), que comparado com nove meses é uma eternidade. Mesmo assim ele teima em ficar. Quando o tempo chega, aquele mesmo corpo que o protegia e alimentava, começa a se contrair e expulsá-lo. Penso que é por isso que todos nascem chorando e esperneando.
Começa outra vida aonde alguém vai lhe falar de outra eternidade e de outras vantagens e você vai ser vitima da mesma dúvida. Só que a questão agora é: Nascemos para morrer ou morremos para viver?’
Deus sempre existiu. Nunca houve um tempo em que não existisse e nunca haverá um tempo em que não exista. É muito importante entender, (e melhor ainda aceitar), que Deus é eterno, e que está presente em todos os momentos de sua vida, e que, com Deus não existe uma sucessão de acontecimentos. A História é um conceito sem significado para Ele.
Somos personagens da história porque somos criaturas lineares (sucessivas), ou seja, vamos de evento em evento, continuamente. Somos criaturas do passado, do presente e do futuro; mas isso é irrelevante para Deus. Ele conhece a história porque Ele é o Senhor da história, e a história não o controla.
Quando Moisés perguntou qual o seu nome Ele respondeu: EU SOU. Êx 3.14 O verbo ser significa que Deus vive eternamente no tempo presente. Ele não tem passado nem futuro. O problema de falar a respeito desse assunto é encontrar analogias que façam sentido, porque estamos lidando com alguém que é superior ao que conhecemos, mas mesmo assim vou tentar.
Quando você fica parado na calçada olhando o transito, vê passar um veículo após o outro sucessivamente. Quando muito, pode olhar o fim da rua e ver ao mesmo tempo uma, duas ou três fileiras de veículos. Mas você não pode ver todo o transito porque ele é linear e você não pode ver os veículos que estão encobertos pelas esquinas. Você só verá do ponto onde está até certa distancia em sua volta. Contudo se você estivesse num helicóptero seria totalmente diferente. Lá de cima você poderia ver tudo de uma só vez, porque você estaria tão alto, enxergando tão longe, que tudo se resumiria em um único evento.
Nós somos criaturas lineares que vivem de hoje para amanhã, para o próximo mês, para o próximo ano. Mas Deus está muito mais alto do que podemos chegar e vê tudo como uma só coisa, (sempre no tempo presente, sem passado nem futuro). Portanto, Ele não vê apenas o que está passando no (nosso) memento, mas todos os dias, todos os meses e todos os anos (até a eternidade), ao mesmo tempo.
Isto significa que quando Deus lhe falar a respeito de alguma coisa que vai acontecer amanhã, é melhor acreditar, porque Ele já esteve lá e voltou. Deus disse que devemos perdoar, e é melhor perdoar, porque Ele sabe o que vai acontecer aqueles que não perdoam. Deus diz que há um céu e um inferno, e se você for inteligente não vai querer esperar para ver.
Nota: Quando o noticiário diz: evite determinada rua porque o transito está lento ou até mesmo parado por causa de um acidente ou qualquer outra coisa, o que é que você faz? Por quê? Porque sabe que eles têm meios para saber.
Deus pode dizer: Tudo para mim é presente, pois estou assistindo do alto e vejo tudo. Se você me obedecer, vai se dar bem. Se me desobedecer, terá problemas.
O espírito de burrice domina a mente de muita gente, fazendo-os pensar que se algo pode surgir do nada absoluto, então eles podem fazer o que quiser, porque não tem um comando superior.
Nota: Voltaire, disse: “Deus criou o homem sua própria imagem, e o homem retribuiu o favor”.