segunda-feira, 2 de agosto de 2010

TRINDADE

Recebi a apostilha, (de um pastor conhecido), onde ele duvidava da Trindade, argumentando que a Bíblia não cita a palavra trindade. É verdade, na Bíblia não encontramos essa palavra escrita, mas o ensinamento da trindade de Deus aparece em toda a Bíblia.

A Bíblia afirma que há um só Deus. Dt 6.4 O próprio Deus declarou: “Eu sou o Senhor, e não há outro”. Is 45.5 No NT encontramos a mesma afirmação: Não há outro Deus, senão um só. 1Co 8.4

Contudo, a mesma Bíblia, demonstra que este único Deus é composto de três Pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. E a palavra que utilizamos para expressar isso é Trindade.

Se tivermos um pouco de humildade, para aceitar que não podemos entender um Deus ilimitado, com uma mente limitada, (como a nossa), não teremos problema em aceitar a Trindade.

Algumas pessoas tentam explicar a Trindade fazendo comparações tais como:

· O passado, o presente e o futuro, que são distintos, mas se fundem numa só coisa: tempo.

· A água que pode estar no estado líquido, sólido ou gasoso e ter os mesmos componentes: H2O.

· O sol representando a fonte de luz e calor. Onde o sol (a fonte) seria o Pai, a luz o filho e o calor (força e poder), o Espírito.

· O ovo, pois tem a casca, a clara e a gema, mas tudo é ovo.

· Uma peça de madeira que tem as três dimensões: a altura, o comprido e a largura. Cada dimensão pode ser vista isoladamente, mas as três juntas formam um só corpo.

Todas essas tentativas são validas, quanto à intenção, mas nada disso realmente capta a essência da Trindade, pois você não pode explicar Deus, como poderia explicar a Trindade?

Temos um deslumbre da Trindade quando:

· A Bíblia atribui a criação a Deus, Gê 1.1 a Jesus Cl 1.16 e ao Espírito. Sl 104.30

· O Cristo pré encarnado diz: “O Senhor Deus me enviou, juntamente com o seu Espírito”, Is 48.16 associando Deus Pai ao Filho e ao Espírito Santo.

· Quando, na cruz, Jesus perguntou ao Pai: “Por que me abandonaste?”

· E quando Jesus disse: “Eu rogarei ao Pai e Ele enviara outro Ajudador, o Espírito da Verdade...” Jo 14.16,17

Eles são três pessoas diferentes. O Pai não é o Filho, o Filho não é o Espírito. Mas o Pai é Deus; o Filho é Deus e o Espírito é Deus. Todos os três são iguais em essência como parte da divindade singular, embora permaneçam distintos um do outro em sua personalidade.

As três pessoas da Trindade operam na salvação. 1Pe 1,1,2 Um dos membros da Trindade nos dá graça, outro nos ama e outro nos une em comunhão. Ga 13.14 Os três membros da Trindade estão operando juntos para nos santificar. Os três agem em unidade; um Deus em três pessoas, igual em essência embora distinto em função.

Gosto daqueles que usam a família para ilustrar a Trindade. Um homem e uma mulher que se unem, e os filhos que têm a mesma essência da mãe e do pai. Esse exemplo nos faz lembrar, que a primeira coisa que Deus fez, depois de nos criar, a sua semelhança, foi criar uma família.

Mas, nem isso pode explicar a plenitude da Trindade, como disse anteriormente, a nossa mente limitada não pode entender algo ilimitado como o nosso Deus.

Você não é salvo pelo que entende, pelo sabe, pelo que faz, nem pelo que sente, mas pelo que crê, e se você insistir em explicar a Trindade poderá perder o juízo. Mas, se negá-la perderá a alma.

Portanto, ao Rei eterno, o Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém. 1Tm 1.17

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso Importante !

Favor Mencionar E-mail quando fizer seu comentário.
Deus abençoe