quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

ANO NOVO

Um novo ano inicia. Não sei quais são as suas expectativas, e nem em que elas estão apoiadas, mas sei que muitos crêem na própria força e em suas qualidades. Estes fazem planos, elaboram projetos e vivem em função deles. Pensam que se bastam e que fazem acontecer, mas quando são surpreendidos por um imprevisto e perdem o controle desesperam, ficam frustrados e opressos.

Outros crêem é na estatística e preferem banhar-se no rio dos elogios e do sucesso. Sentem-se o máximo quando os índices indicam a sua popularidade e pensam: “Todas essas pessoas não podem estar erradas”. Mas, estão!

Jesus contou a parábola sobre um fazendeiro que após boas colheitas, ampliou e encheu os depósitos, e disse: “Juntei o suficiente para muitos anos. Vou desfrutar” – ou seja, sou o máximo. Eu me basto! Eu faço acontecer e mereço tudo isso. Mas, Deus lhe disse: “Louco, está noite morreras, e para quem ficará tudo isso”.

Outros crêem é na reputação e se auto promovem seguindo caminhos opostos a Cristo. Estão mais preocupados com a aparência do que com qualquer outra coisa. Isto é tão importante, nos nossos dias, que a promoção se tornou uma arte com status de ciência. É o marketing. A mídia é usada para esse fim e os “marqueteiros” são disputados a peso de ouro.

Pensando nisto, lembro da história de José, que era um simples carpinteiro que morava numa cidade provinciana de péssima reputação, e que nunca disse uma palavra, sequer, que merecesse ser mencionada na Bíblia, mas foi o escolhido para padrasto de Jesus. Por que escolher José, se existia outras opções, aparentemente melhores? A melhor resposta talvez esteja em que ele era capaz de desistir da própria reputação por temor a Deus. José tomou a grande decisão de sua vida ao colocar os planos de Deus na frente dos seus e trocar a sua reputação por uma noiva grávida de um filho ilegítimo.

Porque aquele que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor a mim achá-la-á. Mt 16.25

Parafraseando: Aquele que quiser promover a sua reputação a qualquer custo, a perderá; mas aquele que a renunciar para promover ao Senhor Jesus, o Cristo, a achará. O próprio Jesus a promoverá.

A questão é: você perderia a sua reputação para ver Jesus nascer no seu mundo? Refiro-me ao lugar onde você influencia e é influenciado. Vejamos alguns exemplos:

1 – Você tem uma profissão e alguém lhe apresenta a oportunidade de projeção, mas você precisa fazer algo que vai contra os princípios cristãos. Algo que vai melhorar a sua reputação profissional, mas vai manchar a reputação de Cristo. O que você escolhe?

2 – Durante a aula, um determinado professor, traz teorias anticristãs, e diante da turma, você é convidado a dar a sua opinião, sabendo que a classe está do lado do professor, e com a contestação você poderá ser considerado um tolo religioso. O que você faz?

3 – Sua família e seus amigos não aceitam a religião, e pensam que você está louco. Sua mudança de vida incomoda a eles, pois querem a pessoa antiga de volta. Você precisa fazer uma escolha. O que você escolhe?

Às vezes, para fazer as coisas certas, é preciso dizer não as coisas boas, e esta não é uma escolha fácil. José fez a escolha dele. Enfrentou a sociedade, renunciando à reputação, assumindo o casamento em circunstancias, no mínimo, duvidosas. O Senhor Deus procura “Josés” através dos quais Ele possa entregar Cristo ao mundo. Você se candidata?

João descreve a primeira multiplicação dos pães, da seguinte forma: Jesus vendo a multidão faminta disse a Filipe para alimentar o povo. Filipe ficou apavorado e disse: “Não temos onde comprar a quantidade de pães necessária, e mesmo se tivéssemos não teríamos dinheiro suficiente”. André, que ouvia a conversa, disse: “Senhor aqui está cinco pães e dois pequenos peixes. Não sei o que vai fazer com isto, mas está a sua disposição. Jesus pegou os pães e os peixes, fez o milagre, e alimentou a multidão.

Talvez você esteja como Filipe fazendo contas no inicio deste ano, e quanto mais você faz contas, mas chega à conclusão que não tem jeito, e por isso anda triste, preocupado e sem saber o que fazer. Aconselho-o a abandonar a atitude de Filipe e assumir a de André, entregando tudo ao Senhor, e o ano de 2011 será o ano de multiplicação em sua vida.

Que o ano de 2011 seja a plataforma de lançamento da realização de todos os seus sonhos. Tenha vida longa e prospera, no temor do Senhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso Importante !

Favor Mencionar E-mail quando fizer seu comentário.
Deus abençoe