domingo, 24 de abril de 2011

A páscoa tem uma conotação no Antigo Testamento e outra no Novo Testamento. Precisamos conhecer as duas para evitar confusão e para não seguir qualquer onda de doutrina carnal.

A páscoa do AT comemora o comprimento da promessa de Deus em libertar o povo de Israel da escravidão no Egito. Ela representa a Antiga Aliança. Uma aliança feita com Israel.

Eu vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios;

Eu vos salvarei do seu serviço;

Eu vos redimirei com braço estendido;

Eu vos tornarei por meu povo.

Hoje, a nossa páscoa, (a páscoa do cristão), comemora uma Nova Aliança, ou seja, uma substituição:

O altar do holocausto foi substituído pela Cruz do Calvário.

A cruz que representava lugar de maldição transformou-se em lugar de redenção.

O cordeiro que era sacrificado foi substituído por Cristo.

Cristo é o nosso Cordeiro pascal.

O orgulho de vocês não é bom. Vocês não sabem que um pouco de fermento faz toda a massa ficar fermentada? Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado. Por isso, celebrem a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da perversidade, mas com os pães da sinceridade e da verdade. 1Co 5.6-8 NVI

Para o cristão, a Páscoa contém rico simbolismo profético, que fala de Jesus Cristo, o Messias.

O âmago do evento da Páscoa, no AT, era a graça salvadora de Deus – Deus não tirou o povo do Egito por ser um povo merecedor, mas por que Ele o amou e Ele é fiel ao seu concerto. Semelhantemente, a salvação que recebemos de Cristo nos vem através da maravilhosa graça de Deus.

O propósito do sangue às vergas das portas era salvar o primogênito de cada família da morte, esse fato prenuncia o derramamento do sangue de Cristo na Cruz para nos salvar do pecado e da morte.

O cordeiro pascal era o substituto do primogênito. Jesus nos substituiu na cruz. O cordeiro macho separado para a morte tinha que ser sem defeito. Esse fato aponta para a impecabilidade de Cristo, o perfeito filho de Deus.

Alimentar-se do cordeiro representava a identificação do povo com o sacrifício que o salvou do anjo destruidor. Nós, cristãos, da mesma forma realizamos a Ceia do Senhor como memorial a Ele.

A aspersão do sangue nas vergas das portas era efetuada com fé obediente; essa fé resultou em redenção mediante o sangue. A salvação mediante o Sangue de Jesus se obtém somente através da fé.

O cordeiro pascoal devia ser comido com pães asmos, (o fermento simbolizava o pecado e a corrupção). Os pães asmos representavam a separação entre o povo de Deus e o Egito, (o mundo e o pecado). Semelhantemente, o povo redimido pelo sangue de Jesus é chamado para separar-se do mundo pecaminoso e dedicar-se a santidade.

Neste período de Páscoa, em nossa sociedade, inclusive em algumas igrejas evangélicas, apresenta-se a figura do coelho. O que indiscutivelmente é uma afronta a fé cristã.

Cristo é o símbolo máximo da Páscoa cristã. Satanás através do comercio e do engano, conseguiu substituir o Cordeiro pelo coelho. O Cordeiro sem mácula, símbolo da santidade pelo coelho símbolo da sensualidade.

E não para aí, é um coelho que bota ovos, e ovos coloridos. A zombaria é grande. E muitas igrejas aderem de diferentes formas, e ainda nos chamam de fanáticos, dizendo que não tem nada de mais não.

Precisamos nos preocupar com o fermento da maldade e da malicia, e procurar os asmos da sinceridade e da verdade.

Em sua opinião, o que Jesus acharia de uma igreja, que aceita esta substituição passivamente, e ainda permite que as crianças sejam fantasiadas de coelho? Ele consideraria essa igreja como uma igreja cristã?

E, em particular, de sua vida? Qual seria a reação d’Ele ao observar a sua casa, ouvir as suas conversas, tomar parte nas suas decisões: sobre o que você faz e sobre o que você compra?

O que lhe agradaria e o que lhe perturbaria? Seus planos? Sua fidelidade para com a família e para com a igreja?

Se ele observasse o seu interior, (mente e coração), Ele ia considerar você um cristão? Um irmão?

Creia, Ele nos visita diariamente. Assim como você sabe quem é o Cristo e o que Ele fez, é importante que saiba o que Ele pode fazer por você e com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso Importante !

Favor Mencionar E-mail quando fizer seu comentário.
Deus abençoe