quarta-feira, 4 de maio de 2011

Ociosidade

Encontramos na Bíblia inúmeras “narrativas de chamados”, ou relatos em que Deus “chama” pessoas comuns para realizar tarefas especiais. Estudiosos tentam identificar um padrão constante nessas histórias, mas Deus não segue um padrão Ele simplesmente chama. Às vezes em sonhos ou visões, outras através de mensageiros ou então com aparições como a sarça ardente no deserto ou a Paulo na estrada de Damasco.

Talvez você já tenha notado que, na Bíblia, raras vezes Deus se dá ao trabalho de chamar alguém para realizar uma tarefa fácil.

Ele não interrompeu a viagem de Paulo, simplesmente para ele contar um testemunho aos crentes de Damasco ou aos de Jerusalém, e também não chamou Moisés para junto de uma sarça ardente para lhe perguntar se poderia cuidar de um numero um pouco maior de ovelhas.

No AT assim como no NT existe uma série de encontros em que Deus convida pessoas a se envolverem em atividades de alto risco. Não me lembro de ter lido na Bíblia que Ele chamou alguém para viver sentado confortavelmente sem fazer nada útil.

Nota: Parece que Deus usa a tribulação para nos fazer crescer e para que sejamos sábios e corajosos, antes de nos usar.

Pare um pouco e pense, se alguma vez você leu, em algum lugar da Bíblia, que alguém reagiu ao chamado de Deus dizendo: Que oportunidade maravilhosa, desafiar o faraó ou lutar com os midiamitas! Que maravilha, passar a noite na cova dos leões ou entrar em uma fornalha ardente! Fabuloso, vou me casar com uma moça grávida que afirma ser virgem ou enfrentar zombarias e açoites, correntes e prisão! Grandes desafios – não dá para aumentá-los um pouquinho? Estou preparado para algo maior!

Você não encontra isso na Bíblia. Quando Deus chama as pessoas para fazer algo, a reação inicial delas, quase sempre é o medo.

Se você foi desafiado a fazer algo, que vai edificá-lo e a quem está por perto, mas você está com medo de aceitar o desafio, dê um passo a frente, entre de cabeça, pois há uma chance muito boa de que Deus esteja neste desafio.

Assim como, se você nunca foi desafiado a fazer algo que sinta medo, existe uma chance muito grande de que você esteja sentado em uma zona de conforto há muito tempo.

O que há de perigoso, na zona de conforto, não é o que você faz, enquanto está acomodado nela. É o que você deixa de fazer. São os relacionamentos que nunca aprofunda, as pessoas necessitadas às quais nunca serve (nem mesmo enxerga).

São as grandes orações que você nunca faz, os pensamentos elevados que nunca tem, as aventuras em que nunca se envolve.

São as batalhas em que nunca luta, as risadas que nunca dá e as lágrimas que nunca verte.

Você não foi criado para viver assim. Esta pode ser a cilada mais perigosa que você enfrenta.

‘Estudos realizados há alguns anos, introduziram uma ameba em um ambiente ideal – temperatura e umidade perfeita, luminosidade e condições alimentares perfeitas. A pequena ameba não tinha estresse, problema e nenhum desafio. Sabe o que aconteceu com ela? Morreu. E a conclusão do estudo foi: Conforto é letal. Agente não pode só ficar sentado. ’

A vida é curta demais para se viver sentado confortavelmente. Não estou dizendo para você tomar decisões impulsivas ou irresponsáveis. A idéia não é ser imprudente e tomar atitudes afoitas ou precipitadas, porque ouviu um testemunho ou uma pregação convincente. Na verdade, trata-se de fazer da vida uma constante parceria com Deus.

Imagine você em casa, sentado confortavelmente, na frente da TV, com o controle remoto na mão, o mundo trancado do lado de fora da sua porta, e você fica ali horas sem contar. Neste momento, qual é a probabilidade de Deus falar com você ou de Deus lhe pedir para fazer algo difícil? E qual a probabilidade de você dizer sim? Reconheça que é quase nula.

Outro aspecto impressionante desses chamados é que: embora a reação inicial das pessoas, quase sempre, seja de resistência, Deus nunca responde dizendo: “Tudo bem deixe para lá. Eu entendo porque você está achando a idéia assustadora. Vou arranjar outra pessoa”.

Deus sabe por que as pessoas se apavoram, e lida com isso fazendo uma promessa. Para Josué Ele disse: “Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso.” “Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.

O que interessa, de verdade, quando Deus o chama para fazer alguma coisa, não é se você se sente ou não inadequado. Claro que acontecerá isso; você é inadequado. Eu também. Por isso Deus promete ir conosco. O que importa é sua decisão. Só pessoas que dizem sim ao desafio, vivem de fato em plenitude.

Toda vez que alguém diz sim para Deus, o mundo se transforma um pouco. Nos primeiros dias da igreja, as autoridades constituídas aprisionaram Pedro e João por ensinarem sobre Jesus. Embora fizessem de tudo para intimidá-los, nem Pedro nem João deixaram de falar sobre Deus.

Às vezes alguém diz não. Toda vez que você diz não para Deus – você se transforma um pouco. Seu coração torna-se um pouco mais duro. Seu espírito morre um pouco. Seu vicio em conforto se fortalece.

O que representa um risco significativo para você pode não ser igual para os outros. Pesquisas deixam claro que algumas pessoas têm forte predisposição genética para a ansiedade, enquanto que outros não.

Imagine um gráfico em forma de régua graduada onde as pessoas mais a direita têm uma predisposição genética para correrem risco. Seu cérebro não é muito sensível à adrenalina e outros reguladores de estresse. Apresentam grande quantidade de uma substância chamada GABA (g-aminobutirato ou GAMA).

Precisam correr muitos riscos só para não se sentirem entediadas. Sentem-se atraídas por saltar de pára-quedas ou andar na corda bamba. Gostam de velocidade e todo tipo de aventura.

Pessoas no meio do gráfico estão preparadas para viver uma quantidade moderada de ansiedade, ao passo que aquelas na extrema esquerda são predispostas pela genética para evitar os riscos. O cérebro delas apresenta sensibilidade extrema à adrenalina e têm baixos níveis de GABA. Lutam mais contra a preocupação. Podem experimentar maior ansiedade comparecendo a uma festa em que terão de fazer um pequeno discurso do que as pessoas à direita do gráfico saltando de um avião.

Nota: O simples fato de estar à direita do gráfico não significa que você tem mais fé! Talvez tenha apenas mais GABA.

Da mesma forma, o simples fato de estar à esquerda, não quer dizer que você seja inferior, em termos espirituais, a quem vive buscando novas emoções. Esse é um dos motivos pelo qual Jesus disse: “Não julguem”. Nem a você mesmo. Só Deus enxerga cérebros e neurônios, e conhece a matéria-prima contra a qual todos lutam.

Se você está mais a esquerda do gráfico não se deixe intimidar pelas criticas e creia que você pode vencer a timidez, mas deve seguir um passo de cada vez, começando de onde está.

Deus faz o chamado nós fazemos as tentativas. A fé estabiliza os níveis de GABA.

A fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Hb 11.1

É esta certeza que estabiliza o nível de GABA ou de ansiedade. Deus faz o chamado. Nós dizemos sim. Nós agimos.

Todos gostariam de ser uma pessoa de fé, mas preferem a antecipação de uma garantia. E pensam: se Deus quer que eu dê essa oferta Ele vai aumentar as minhas vendas ou liberar isto ou aquilo. Ou então: se eu tiver a certeza que Deus está nisto vou entrar de cabeça. Nestas circunstancias quem não faria?

A fé funciona ao contrario disso. Deus explicou para Josué: “Dividirei as águas do Jordão, mas primeiro vocês terão de dar um passo em direção ao rio. Ou seja, se ficarem na margem até terem prova de que as águas se abrirão, não vão poder passar para o outro lado. Js 3

Se eles não tivessem se ariscado teriam ficado parados no mesmo lugar. O fato de o resultado ser desconhecido exige confiança que resulta em coragem, esperança e fé. Se o resultado sempre fosse previamente conhecido, não faria sentido ter fé.

O desconhecido é o nosso medo e nosso crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso Importante !

Favor Mencionar E-mail quando fizer seu comentário.
Deus abençoe