domingo, 8 de maio de 2011

DIA DAS MÃES

Deus nos fez pessoas emocionais, e isto é bom, assim como tudo o que Deus fez e faz. As emoções atuam na área da alma. Deus quer que sejamos espirituais e que governemos as emoções, mantendo o equilíbrio, e lembrando que enquanto pertencermos a este mundo devemos atender as necessidades legitimas da carne, com moderação.

Quando alguém apresenta uma solução, que atende a uma necessidade emocional nossa, temos a tendência de adotá-la como a solução definitiva, e de espiritualizá-la como se fosse à vontade revelada de Deus, e passamos a acreditar nisto, desta forma, e assim surgem às atitudes contraditórias.

As emoções têm sido exploradas por Satanás com muita sutileza e esperteza, desde aquela conversa (de serpente) sobre o conhecimento do bem e do mal, e até hoje ele colhe frutos desta árvore.

Se não vigiarmos, Satanás usará as nossas emoções para levantar muralhas de separação das coisas sagradas, e formará um exército comandado pela razão, a lógica e o humanismo, e colocará a carne num pedestal de direito.

‘Por exemplo: Determinado pai “dedica todos os finais de semana aos seus filhos, levando-os a praia, ao estádio de futebol, ao shopping, ao cinema, enche estes filhos de atenção, mas, esta dedicação, os está privando de irem a EBD e aos cultos da Igreja”.

Em sua opinião este pai está amando os filhos ao privá-los do que é mais importante?”

Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte. Pv 14.12

Vamos a outro exemplo, para melhor entendimento de como agem as emoções:

‘Digamos que um criminoso, sanguinário, ou que um corrupto de colarinho branco, assista a um filme, onde uma criança ou até mesmo um animal, seja maltratado, com requintes de perversidade, e que esse sofrimento seja bem explorado. Esta pessoa sem escrúpulos se emociona, podendo até mesmo chorar. Depois, levanta enxuga as lágrimas, mas continua o mesmo. Não há transformação, continuam com as mesmas práticas desonestas e desumanas...

‘Existe ainda aquele que levados pela emoção são capazes de atos terroristas que atingem inocentes – pais de famílias, mulheres, crianças e às vezes idosos... E afirmam que estão fazendo, estes atos terroristas, em nome da justiça...

O desgoverno emocional pode ser muito bem organizado.

Hoje é o dia das mães, é um dia muito importante, embora saibamos que para o bom filho, todo dia é o dia para sua mãe. O que estou querendo chamar a atenção é para a forma egoísta e desumana, pela qual, neste período, se manipula as emoções, sem a menor preocupação em melhorar, e fortalecer o relacionamento familiar.

A genialidade do “marqueteiro” é generosamente remunerada, para que ele transforme este momento emotivo em impulso emocional e você compre o presente.

A mensagem diz: “Compre este presente para sua mãe e todas as necessidades deste relacionamento serão atendidas.” (Aí você pode continuar sendo como é e agindo como vinha agindo... Sem problemas de consciência). Compre isto ou aquilo e tudo está resolvido.

É o decreto de Mamom que reina nesta sociedade capitalista. (O dinheiro tudo pode, porque tudo compra). No próximo ano nós traremos outra mensagem comercial para você, e tudo vai continuar como está.

Eu não sou contra o presente, nesta ou em qualquer outra época, sou contra a hipocrisia – querendo tapar o sol com a mão.

Quantos pastores têm pegado carona, e inspiração nestes “marqueteiros”, e aprenderam a explorar o emocional. São especialistas em massagear o ego. Preparam mensagens com o poder de fazer chorar a mãe e os filhos... Sem citar o Plano de Deus para a família. E tudo continua como não devia estar.

Lembrando da história de Ana (mãe de Samuel). No momento mais importante do seu relacionamento com o Senhor, quando ela se rendia, e entregava a Deus as suas aflições e os seus sonhos. Quando estava cheia do Espírito, porque ninguém pode fazer uma entrega, como a que ela fez, negociando.

É neste, exato momento, Satanás usou um sacerdote carnal, para repreendê-la, levantando a suspeita de que estava embriagada. Mas, Ana não entrou no jogo – uma alma quebrantada não aceita provocação.

Da mesma forma a mãe que se aproxima do Senhor, cheias do Espírito e rendidas à obra redentora de Cristo, não aceita as provocações de que a família está falida, de que o traficante adotou o seu filho, ou de que nesta sociedade seus filhos não têm futuro.

Ela acredita no milagre de Deus que transforma, liberta e recupera, porque sabe o que ela é e o que tem em Jesus o Cristo.

Meu conselho para as mães que estão enfrentando situações familiares difíceis: Não aceitem as provocações. Como Ana procure o altar do Senhor, lembrando que para se embriagar no Espírito é preciso ter uma profunda comunhão com Aquele que disse:

Se alguém tem sede, que venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. Jo 7.37,38

Ana entregou ao Senhor o seu filho Samuel quando ele tinha apenas 2 ou 3 anos de vida, (ela não levou, para depois ir buscar de volta. Foi uma entrega definitiva). Ana não estava entregando apenas um filho, mas o único filho, (esperado, clamado, sonhado e chorado).

Ela estava entregando uma parte de si mesma. Ela estava voltando à condição anterior, só que, com a certeza, de que tinha a aprovação de Deus.

É isto que faz toda a diferença.

Você pode ver a determinação de Ana? A força e a dignidade desta mulher? Você pode imaginar o quanto custou, emocionalmente, a ela, entregar Samuel? Você pode sentir a sua dor ao se separar para sempre do seu filho?

Então você também pode sentir a alegria que ela sentiu ao ser abençoada com mais quatro filhos, (dois casais).

Quantos pais querem dar o melhor aos seus filhos e terminam dando o pior. São vitimas do engano e de um encantamento social. Quantos querem dar o melhor a Deus e só conseguem dar uma religião, pelo mesmo motivo.

Pais confiem na sabedoria, força e habilidade de Deus ao invés de confiar na sabedoria, força e habilidade das pessoas. Como pais, temos uma grande responsabilidade no destino dos nossos filhos. Um dia ela será cobrada.

Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele. Pv 22.6

Não temos outras noticias de Ana e dos seus outros filhos, mas sabemos que enquanto Ana teve vida, ela foi presenteada pela a vida de Samuel. Existe melhor presente para uma mãe do que saber que o seu filho é um homem de bem? Que é uma benção para os outros e que é aceito e reconhecido como um homem de Deus?

Filhos e filhas procurem no Senhor e encontrarão o melhor presente para sua mãe, não se conformem apenas com um presente comprado às pressas, (às vezes até com sacrifício), para o segundo domingo de maio, mas queiram (prefiram), a alegria da vitória que só o Espírito de Deus pode proporcionar.

O filho sábio alegra a seu pai; mas o homem insensato despreza a sua mãe (Pv 15.20.

Mães criem filhos piedosos, sabendo que falhar em fazer isto pode trazer como resultado grande impiedade – grades problemas sociais. Dediquem os seus filhos ao Senhor, lembrando que eles são herança e benção de Deus.

E sejam felizes com a certeza da aprovação do Criador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso Importante !

Favor Mencionar E-mail quando fizer seu comentário.
Deus abençoe