sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O MONTE


O monte é um lugar de visão. Nele você amplia a visão em sua volta e também no seu interior. Os montes parecem ser os lugares prediletos de Deus.

‘Ele se encontrou com Abraão no monte Moriá. Falou com Moisés em uma sarça em chamas sobre o monte Horebe. Entregou as tábuas da Lei no monte Sinai. Falou com Elias em cima de um monte, no “murmúrio de uma brisa suava”.

Se você parar para pensar, verá que o monte é onde céu e terra mais se aproximam um do outro. Há algo transcendente (e carismático) no monte. O profeta Ezequiel, (dar a entender), que o jardim do Éden ficava sobre um monte.

Estavas no Éden jardim de Deus; (...) permanecias no monte santo de Deus... Ez 28.13,14

A altura sempre nos sugere transcendência, poder e visão. Ela é venerada por muitos.

No mundo antigo, os altares costumavam ser construídos em “lugares altos”. Mesmo hoje falamos em padrões e idéias elevadas. Funcionários públicos e executivos de empresas privadas disputam lugar em cargos superiores. Quando alguém se mostra pretensioso nós o mandamos descer do salto.

Grandes alturas nos inspiram, mas também nos humilham, porque expõem nossa pequenez.

Quando o súdito comparece diante do rei, ele se curva, reconhecendo que está na presença de alguém de posição mais elevada;

Quando o crente, de qualquer religião, ora (ou reza), se ajoelha, reconhecendo que está na presença do seu senhor. (O seu “deus”);

Quando o rapaz pede a moça em casamento, ele se apóia sobre um joelho, reconhecendo que está na presença de sua senhora.

Um dos nomes de Deus é “Altíssimo”. Este nome é usado cerca de 50 vezes na Bíblia, significando que Ele está acima de tudo.

A Queda significou deixar o Éden e, portanto o monte. Não podemos ignorar algo sobre o cume do monte: ninguém tem permissão para ficar lá permanentemente. Todo mundo precisa retornar ao vale e enfrentar a vida lá embaixo. Isso significa que de vez em quando a dúvida se levantará.

Nota: Já tivemos experiências que “não sabemos se a terra subiu ou se o céu desceu”, mas que gostaríamos que não parasse. Que nunca se acabasse. E depois veio a dúvida.

Jesus costumava subir no alto de um monte para orar. Assim, Pedro, Tiago e João não se surpreenderam quando, certo dia, Ele os levou consigo até o monte, que às vezes é chamado de monte da transfiguração.

Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, Tiago e João e levou-os sós, à parte, a um alto monte. Foi transfigurado diante deles; as suas vestes tornaram-se resplandecentes e sobre modo brancas, como nenhum lavandeiro da terra as poderia alvejar. Apareceu-lhes Elias com Moisés, e estavam falando com Jesus. Mc 9.2-4

Eles tiveram a oportunidade de vê-lo transfigurado no alto do monte.

Eu gostaria de levantar uma questão: Que idéia você tem da “transfiguração”? Para você a transfiguração é apenas brilho no rosto, como aconteceu com Moisés? Ou é algum efeito especial como os que temos visto no cinema? O que é a transfiguração para você?

‘Sabemos que transfigurar é transformar em algo diferente, mas biblicamente falando, esta resposta não é suficiente.

‘Costumamos falar no arrebatamento apenas como um transporte sobrenatural. Da mesma forma que você é transportado em espírito, (inclusive com a mesma velocidade). Num piscar de olhos você sai de um lugar para outro independente da distância. No arrebatamento ocorrerá isto, só que com o corpo, e este corpo estará transformado (ou melhor, transfigurado) pela glória de Deus.

Nota: É assim que penso. Teremos as vestes adequadas para estar na presença do Senhor. Esta é uma posição elevada que (realmente) desejo, e você?

Quando falamos no arrebatamento pensamos em “ser transportado” as alturas e encontrar com Jesus. Não costumamos pensar que nosso corpo sofrerá uma transformação radical e simultânea. Vejamos o que a Bíblia diz:

Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdará a incorrupção.

Eis que vos digo um mistério: Nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta.

A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista de incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. 1Co 15. 50-53

Pedro vendo Jesus transfigurado reagiu sugerindo que permanecessem naquele lugar e, (em um comentário que revela a incrível falta de entendimento), propôs construírem tendas para Jesus, Elias e Moisés,

Pois não sabia o que dizer Mc 9.6

Quando você não sabe o que dizer, o bom senso diz que é melhor ficar calado, (é melhor não dizer nada), mas, ao que tudo indica isso não passou pela cabeça de Pedro. E essa experiência no cume do monte não o impediu de negar Jesus na frente de todo mundo quando foi pressionado pela criada do sumo sacerdote.

Por que não podemos ficar para sempre no monte? Não sei. Talvez seja porque, por mais que a felicidade seja importante, há outras coisas que devem acontecer, de modo que a felicidade não se torne o tipo errado de “deus”.

Talvez, se ficarmos tempo demais no cume do monte, corra o risco de adorar o monte, onde encontramos Deus, em vez de adorar o próprio Deus. Vamos sempre ficar procurando a sensação da experiência. Muitos caem nesta cilada e só querem sentir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso Importante !

Favor Mencionar E-mail quando fizer seu comentário.
Deus abençoe