terça-feira, 22 de maio de 2012

O SOPRO DE DEUS


Após a ressurreição, (no domingo à tarde), Jesus encontrou os discípulos reunidos, com as portas trancadas, porque estavam com medo dos judeus, e disse-lhes:
“Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio”. E com isso, soprou sobre eles e disse: “Recebam o Espírito Santo”. Jo 20.21,22 NVI

Jesus soprou sobre eles. Como você pensa que foi esse sopro. Foi suave como a brisa ou um brado com voz de trovão?
Aqueles que têm o temperamento de João dirão Deus não é surdo, não precisa de grito, mas os que têm o temperamento de Pedro completam, Ele também não é nervoso. Pode gritar a vontade.

Os dois estão certos, pois Deus não é surdo e também não é nervoso. A questão não é como foi dito, mas o que foi dito e como foi recebido. Este “recebam” significa obedeçam, sigam. Se submetam.

O vento sopra onde quer, ouves a tua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito. Jo 3.8
Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; (...) Jo 16.13

Penso que foi neste momento que os discípulos receberam o Espírito Santo, em Pentecostes, eles receberam força e poder, e a evidencia do falar em línguas. (Que é a forma mas conhecida e aceita pela Igreja pentecostal, mas não devemos limitar o Espírito Santo apenas a isto).

É interessante observar que Adão não teve nenhuma alternativa, (pois o sopro foi dado dentro das suas narinas), enquanto os discípulos tinham uma opção, e poderiam receber ou não. Dependia de uma decisão deles, porque o sopro foi sobre eles.

Adão é apresentado como pai da humanidade, e o relacionamento, entre pai e filhos, não permite escolha. A ninguém foi dado o direito de escolher o seu pai. Jesus (o último Adão) é apresentado como noivo. O noivo é uma escolha.
É importante lembrar que a noiva segue o noivo. Fica estranho o relacionamento em que o noivo segue a noiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso Importante !

Favor Mencionar E-mail quando fizer seu comentário.
Deus abençoe