terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Fuga

A História de Deus com a raça humana, em determinados momentos, parece uma história de esconde-esconde, e a maioria das vezes ficamos confusos sem saber quem está se escondendo de quem e quem está procurando quem.

É comum ouvirmos testemunhos em que as pessoas dizem: “eu O encontrei”. Embora a verdade possa ser: Ele me encontrou. Creio que uma das virtudes de Adão e Eva foi à de terem respondido ao chamado de Deus saindo do esconderijo. Gê 3.10

Nota: Normalmente quem está numa jornada espiritual pensa que é ele quem procura. E, é claro, há certa verdade nisso. Ele faz perguntas, lê livros, assiste aulas, houve aconselhamentos, procura a verdade. Ele procura a Deus. A Bíblia diz: Buscar-me –ei, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. Je 29.13

Não somos apenas aquele que busca, mas também o que se esconde. Esconder-se é sempre a primeira reação à consciência de que pecou. Essa tem sido a fuga da raça humana desde o Éden, embora o homem não tenha sido criado para se esconder.

Depois da queda, quando Deus veio encontrar-se com Adão, a reação dele foi esconder-se porque ficou com medo. Gê 3.8-10 NVI E essa tem sido a nossa história. Nós nos escondemos porque não queremos ficar expostos em nossa decadência. Nós nos escondemos porque temos medo de sermos rejeitados se a verdade sobre nós for conhecida. Nós nos escondemos dos outros, nos escondemos de Deus, nos escondemos da verdade e, de certa forma, nos escondemos de nós mesmos.

O pecado e o ato de se esconder estão ligados. A ironia é que nos escondemos porque temos medo de que toda a verdade a nosso respeito seja conhecida e com isso os outros deixem de nos amar. Mas o que está escondido não pode ser amado. Só se pode amar o que se conhece.

Só podemos ser amados se nos deixarmos conhecer.

Quando escondemos alguma parte de nós, tentamos convencer os outros de que somos melhores do que de fato somos. Se formos bons nisso, dá até para enganar, e podemos até ganhar a admiração o respeito e o amor dos outros. Mas uma voz interior vai ficar nos importunando, (repetindo algo mais ou menos assim): “Se soubessem a verdade a seu respeito, se encontrassem seus esconderijos, deixariam de lhe amar, pois ama quem pensam que você é. Não lhe amam realmente, pois não lhe conhecem de verdade.

Adão estava fazendo algo bem semelhante. Mas, talvez, o mais surpreendente tenha sido a atitude de Deus, perguntando: Onde estás? Por que Deus perguntou isso? Será que um Deus onisciente ficaria confuso?

Nota: Sabemos a resposta, pois sabemos que Deus conhecia o paradeiro de Adão, o que faz desta pergunta uma das mais marcantes da Bíblia.

Deus estava permitindo que Adão se escondesse dele. Deus concede a cada ser que criou a liberdade de decidir se quer ou não ser conhecido por Ele. Embora Deus tenha permitiu que Adão se escondesse, tomou a iniciativa de procurá-lo.

Todos nós andamos desgarrados como ovelhas perdidas, Is 53.6 e usamos palavras para nos esconder. Escondemos a arrogância é chamando-a de auto-afirmação, e a fofoca sob o pretexto de ajudar o outro em oração. Escondemos a ganância por dinheiro com a desculpa de estar fazendo o que é melhor para a família.

Nota: A preguiça agora é chamada de falta de motivação e as prostitutas são chamadas de profissionais do sexo ou garotas de programa.

Esconder-se se torna para nós, não apenas uma forma de evitar a dor e o constrangimento, mas também de punir aquele que sabemos deseja estar em comunhão conosco. Deus tinha comunhão com Adão e quer ter conosco. Não dá para agir como a avestruz e viver se escondendo, precisamos enfrentar a realidade. Só conseguimos tomar coragem e parar de nos esconder quando acreditamos que somos amados incondicionalmente. Lucas conta a história de um homem que se escondia, um cobrador de impostos chamado Zaqueu. Lc 19.1-9

Em Israel, algumas profissões carregavam um forte estigma social. Elas eram consideradas “negócios desprezíveis” e nenhum judeu que se considerasse sério as praticariam. Os líderes religiosos faziam uma lista desses negócios e advertiam as pessoas a escolher outra profissão.

Algumas profissões mesmo não sendo consideradas desonestas eram acrescentadas nas listas pelo simples fato de serem consideradas repugnantes como a do curtidor de peles e o coletor de estrume.

Nota: Se o marido de uma mulher abraçasse essa profissão ela teria o direito de se divorciar dele e pedir uma indenização em dinheiro, mesmo que tivesse casado sabendo que ele entraria para a profissão. Poderia alegar que pensava que suportaria, mas estava enganada.

Havia algumas profissões, no entanto, que eram consideradas imorais. As pessoas que praticavam essas atividades eram rejeitadas pela sociedade. O agiota (por ser considerado um explorador dos pobres) e o cobrador de impostos a serviço de Roma.

Israel foi invadida pelos romanos que estavam basicamente interessados em saber quanto dinheiro conseguiria arrancar do país. Então, em vez de romanos, eles colocaram israelitas para cobrar impostos. Eles dividiam o país em áreas e faziam um leilão pelo direito de ser um cobrador de impostos. Quem fizesse a melhor oferta ganhava o direito e poderia cobrar tantos impostos quantos quisesse desde que anualmente pagasse a Roma o valor pactuado. O que sobrasse podia ficar com ele, pois era considerado lucro do negocio.

Por isso, os cobradores de impostos eram considerados traidores que vendiam seus irmãos ao inimigo por dinheiro. Supunha-se, portanto, que todo cobrador era culpado era ladrão porque cobrava a mais para ficar com a diferença. Os israelitas que entravam para essa profissão estavam desistindo da sociedade, dos amigos, e da decência; estavam apostando que a riqueza lhes traria a compensação.

Nota: Para Zaqueu, mesmo ganhando muito dinheiro não estava funcionando e ele se ressentida da solidão, e provavelmente ele soube que Jesus foi a uma festa de cobradores de impostos e que um de seus discípulos já tinha exercido essa profissão. Lc 5.27,29 Zaqueu queria ver o homem que tinha coragem de andar com gente como ele.

Zaqueu queria ver Jesus, mas a multidão o impedia e, ele sabia que a multidão não cederia espaço a um baixinho cobrador de impostos como ele

Então ele subiu em uma árvore. Ele subiu para ver sobre a multidão. Mas, também, pode ser que tenha subido para ver sem ser visto.

Nota: Conhecer e ser conhecido era uma necessidade de Zaqueu, mas também era o seu maior medo.

Zaqueu além de ter uma visão privilegiada sentia-se seguro e protegido no seu esconderijo, mas de repente algo inesperado aconteceu: Jesus parou ao lado da árvore e olhou para cima. Automaticamente, a multidão também olhou. Então Jesus disse: “Zaqueu”. Uma única palavra bastou para deixar a multidão bastante agitada apontando o dedo comentando uns com os outros: veja quem está ali; Zaqueu, o cobrador de impostos, (o publicano, o traidor).

Imagine como Zaqueu se sentiu. Ele pensava que ia ficar escondido numa árvore, seguro, olhando a distancia e, de repente, Jesus e todo mundo que sabia quem ele era, estava olhando para ele. E aconteceu algo que ninguém esperava muito menos Zaqueu, Jesus disse: “Hoje eu devo pousar em sua casa”. Lc 19.5

Imagine alguém que é evitado e desprezado por todas as pessoas decentes. Agora, imagine Jesus caminhando até ela e tratando-a com dignidade (não apenas cumprimentando-a, mas pedindo para ir a casa dela, para sentar-se e comer com ela) e você terá uma idéia do choque e da confusão que todo mundo sentiu.

Nota: Ao convidar-se para ir à casa de Zaqueu, Jesus quebrou paradigmas sociais e religiosos.

Zaqueu saiu do seu esconderijo, pois encontrou e aceitou a verdade: sua vida tinha sido construída na ganância e desonestidade. Tinha pecado contra seu Deus e seu povo.

Imagine que, em vez de Zaqueu, você estivesse na árvore desejando ver Jesus, mas com medo de se aproximar porque sabe que a sua vida não está à altura dele. Você está querendo chegar-se a Ele, mas não quer ser visto.

Nota: Quantos não vêm a Jesus porque têm medo e ficam se escondendo. Têm vergonha de si mesmo e sabem que o dedo apontado é uma arma terrível e preferem se esconder.

Se Jesus aparecesse hoje em seu esconderijo, o que Ele teria para falar com você? O que é que você esconde? Repare na atitude de Jesus e tome uma decisão. Zaqueu assim como Adão teve coragem suficiente para atender ao chamado e sair do esconderijo. E você?

Jesus não pensa como nós. Se estivéssemos no lugar Dele por mais condescendentes que fossemos diríamos a Zaqueu algo do tipo: “Se você limpar a sua vida, mudar de profissão e pagar o que deve, irei à sua casa. Não irei agora, pois pareceria que estou concordando com o que você fez. Sinto muito, mas não posso correr o risco das conseqüências negativas que sua companhia causaria,mas se você mudar e me provar que mudou, irei com você”.

Nota: Mas Jesus não disse isso, pois não pensa como pensamos. Jesus andou com Zaqueu antes dele mostrar mudança e ganhar respeito.

Lucas é bastante claro a respeito da repercussão disso: “Todos os que viram isso começaram a murmurar”. Lc 19.7

Começar a murmurar quer dizer: começar a colocar para fora o que tem escondido no coração. Mt 12.34,35

O problema era que eles eram mais religiosos que Jesus (uma religiosidade distorcida é claro).

Esse é um sinal de alerta: se você se achar mais religioso do que Jesus, é porque passou dos limites. Se você julgar o que Ele não julga está se achando mais certo do que Ele.

Zaqueu saiu de seu esconderijo disposto a mudar e a corrigir seus erros.

Nota: O sinal de uma vida que foi realmente encontrada é quando o maior desejo em resposta ao erro é a vontade de consertar as coisas, enquanto for possível. Essa é a diferença entre arrepender-se e esconder-se para não prejudicar ninguém.

Zaqueu (por mais desgraçado e desprezado que fosse) estava apenas a um passo de alcançar a intimidade com Deus. Embora ele estivesse perdido aos olhos da sociedade e condenado pelos padrões religiosos, estava próximo de viver no reino de Deus, precisando apenas uma confissão sincera e, ele fez.

Para todos que têm se escondido e querem ser resgatados, mas têm medo de serem encontrados, a Bíblia diz, (e é verdade): “Jesus veio buscar e salvar o que estava perdido”. Lc 19.9

Portanto saia de onde quer que esteja, pois acabou o tempo de se esconder. Chegou a hora de voltar para casa. Você não será castigado, nem punido. Apenas volte para casa e confie em Jesus.

Nosso Deus é um pastor que não deixa de buscar uma única ovelha, embora “alguém” quer que você pense que Ele está satisfeito com as noventa e nove que tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso Importante !

Favor Mencionar E-mail quando fizer seu comentário.
Deus abençoe