quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O mediador

Quando Paulo diz: “Somos embaixadores da parte de Cristo” 2Co 5.20 ele se refere a quem? Aos apóstolos e aos profetas? Aos pastores e aos teólogos? Ou aos missionários da igreja de Corintos? Esta afirmação é para quem?

A resposta positiva a este “somos” pode fazer muita diferença na sua vida.

Cristo precisa de homens sobre a terra para representá-lo, com palavras, ações e testemunho, assim como Deus também precisou.

O homem que representou Deus aqui na terra foi Jesus. Ele o fez com autoridade e humildade; com sabedoria e fidelidade; alegria e responsabilidade. Certa vez Ele disse: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra.Jo 4.34 NVI

O representante de Jesus é a Sua Igreja - somos nós. Como O estamos representando? Quantos podem dizer: a minha alegria é fazer a vontade daquele que me chamou? A todos os que ouviram o Seu chamado Ele disse:

Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. Jo 20.21

Quem tem ouvidos ouça, e quem tem entendimento entenda: Ele é quem chamou, e é quem enviou. O ide é imperativo!

Quem traz membro para a igreja é o membro. Membro que tem entendimento sabe que é embaixador de Cristo, e identifica, motiva (com testemunho), convida, intercede (com oração), e insiste (com simpatia), acompanha, (ou seja, discípula) e sente a alegria do dever cumprido.

Aquele que simplesmente observa e às vezes critica ou julga não se envolve porque não é parte integrante (não tem imunidade diplomática, pois não é embaixador), é corpo estranho.

O conceito de ser enviado é importante porque personaliza o representante. É enviado de quem? A resposta vai identificar quem enviou, e a importância não está sobre o representante, mas sobre quem o enviou.

Eu posso lhe dizer: “Vá a ‘tal’ Igreja Obreiros de Cristo e fale no meu nome”. “Use o meu nome e diga que eu o enviei”. Ou seja, a Igreja vai lhe receber por consideração a mim.

Neste caso eu estou sendo o mediador entre você e a Igreja citada, ou ainda, o elo entre vocês.

Você vai porque confia em mim que o enviou, e a Igreja o recebe porque confia em mim que o enviou. É exatamente isto o que acontece quando usamos o nome de Jesus. Ele disse: O que vocês pedirem em meu nome, eu farei. Jo 14.14 Me foi dado todo o poder nos céus e na terra, portanto ide e fazei discípulos batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Mt 28.19,20

Jesus é o único mediador entre Deus e o homem.

Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem. 2Tm 2.5

Deus não atende no nome de Buda, de Maomé, de Alan Kardec, de Maria, de João, do presidente da república, e nem no meu nome ou no de qualquer pastor, por melhor que seja. Nenhuma outra pessoa pode reivindicar este direito, somente Jesus, o Cristo, e Ele o conquistou na Cruz do Calvário.

A obra está concluída. Ele é o último, o único e o definitivo mediador. Em primeiro lugar Ele é o Apóstolo de Deus para a humanidade e em segundo é o Sumo Sacerdote da humanidade para Deus. Pois, tanto representa a humanidade perante Deus como representa Deus perante a humanidade.

Pelo que santos irmãos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus o apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão. Hb 3.1

Ele é o mediador que faz a ligação entre o céu e a terra (entre Deus e os homens). Se você crê nisto diga (confesse) comigo: Jesus é o único mediador entre Deus e os homens.

Nota: Quando você se apresentar a Igreja Obreiros de Cristo em meu nome será recebido e ouvido. O meu nome foi usado para que soubessem que você é meu conhecido e que eu confio em você.

É preciso entender que a mediação de Jesus não é para nos purificar do pecado, (pois isto já foi feito no Calvário), mas para apresentar cada um de nós ao Pai como aliançado e justificado por Ele.

Você pode dizer: sou pecador. E vou lhe responder: eu sei, e também sou, mas somos justificados e, a Bíblia diz: Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós, para que nele fossemos feito justiça de Deus. 2Co 5.21

Isto quer dizer que quando o cristão se aproxima da sala do Trono, Ele (Jesus) está sempre ali dizendo algo assim: “Pai, Doriel (Ele cita o nome da pessoa porque a conhece pelo nome) está aqui para lhe falar algo. Ele não está vindo pelos seus méritos ou justiça, mas porque confia em Mim. Ele está aqui em meu nome. Tenho certeza que o Senhor se lembra de quando fizemos uma festa no céu porque ele foi à frente fazer uma aliança comigo e se tornou um membro da minha Igreja, (ele faz parte da minha equipe, é um dos meus embaixadores) eu o ofereci acesso a aqui, e desde então ele tem Me representado na Terra. Ele tem alguma coisa para lhe pedir.

Penso que Paulo estava falando desse relacionamento quando disse: O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus. Fp 4.19

É tremendo o que Jesus fez e faz por nós, mas é preciso entender que Jesus não está orando por nós. Ele está é dando acesso, para que as nossas orações sejam ouvidas.

A Igreja precisa orar sabendo que as suas orações são ouvidas pelo Pai.

Os livros do Velho Testamento (Juízes, Samuel, Reis e Crônicas) estão constantemente denunciando o comportamento de Israel, dizendo mais ou menos, assim: “Porém os filhos de Israel tornaram a fazer o que parecia mal aos olhos do Senhor e narra às conseqüências negativas. Depois mostra que o Senhor em nome da aliança feita com os patriarcas levanta algum salvador.

É comum ao lermos ficar indignado com aquele povo a ponto de comenta: “Que povinho ingrato parece que nunca aprende”. Entretanto se dermos espaço ao Espírito Santo, (mesmo sem acusar), Ele mostrará que fazemos o mesmo, e que cada um de nós já usou o plano B, C, D... talvez o alfabeto não tenha letras suficientes e tenha que usar o artifício de maiúsculas e minúsculas ou Arial, Itálica e etc.

Não somos diferente! Também somos aliançados e como eles carecemos da misericórdia de Deus. Satanás não tem tanta raiva de você quanto tem do Espírito Santo que mora em você e lhe convence do pecado da justiça e do juízo. Jo 16.8 Precisamos de um mediador.

Pedir em nome de Jesus significa dizer: eu sou aliançado com Ele e, tenho visto de entrada para a Sala do Trono. Tenho certeza de que serei atendido.

Pedir em nome de Jesus é ter fé nele. Quando Paulo disse: Somos mais que vencedores por aquele que nos amou. Rm 8.37 era disso que ele estava falando.

Dr. Lucas conta que certo sábado Jesus libertou numa sinagoga uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente há dezoito anos. Ela andava encurvada e de forma alguma podia endireitar-se. Após a mulher ter sido curada os dirigentes da sinagoga murmuraram indignados porque era sábado, e Jesus os repreendeu, dizendo: Hipócritas! Cada um de vocês não desamarra no sábado o seu boi ou jumento do estábulo e o leva dali para dar-lhe água? Então, esta mulher, uma filha de Abraão a quem Satanás mantinha presa por dezoito longos anos, não deveria no dia de sábado ser liberta daquilo que a prendia. Lc 13.15,16

Depois da queda a humanidade basicamente precisava de duas coisas: Precisava de alguém que se colocasse entre ela (humanidade) e Deus para reconciliá-la com Ele. E também precisava de alguém que se colocasse entre ela (humanidade) e Satanás para separá-la dele.

Um para unir e outro para afastar. Um para restabelecer o domínio, o outro para quebrar o domínio. Precisamos de ambos, e Jesus fez ambos.

Esta revelação é muito importante porque ela dará muito mais poder as nossas orações e autoridade as nossas ações.

Amados, precisamos ser conhecidos nos céus para que os anjos do Senhor saibam que somos aliançados com Ele e nos ministrem. Hb 1.14

Mas, também precisamos ser conhecidos no inferno para que os demônios sabendo que somos aliançados com o Senhor Jesus nos respeitem e temam.

Sei que alguns vêm com desconfiança esta afirmação, portanto lembro o que aconteceu em Éfeso: Alguns judeus que andavam expulsando espíritos malignos tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre os endemoninhados, dizendo: “Em nome de Jesus a quem Paulo prega, eu lhes ordeno que saiam!” Os que estavam fazendo isto eram os sete filhos de Ceva, um dos chefes dos sacerdotes dos judeus. Um dia, o espírito maligno lhes respondeu: “Jesus, eu conheço, Paulo, eu sei quem é; mas vocês, quem são?”

Então o endemoninhado saltou sobre eles e os dominou, espancando-os com tanta violência que eles fugiram da casa nus e feridos. At 19.13-16

Portanto, estejamos convictos e compenetrados, que assim como o Senhor Deus enviou Jesus, Ele (Jesus) nos enviou. Assim como Jesus O representou com autoridade, responsabilidade, fidelidade e alegria, assim nos O representamos, pois assim como Ele foi recebido nos céus nós também seremos. Assim como Ele é um com o Pai, nós também somos. Ele é cabeça e nós somos Corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso Importante !

Favor Mencionar E-mail quando fizer seu comentário.
Deus abençoe