quinta-feira, 8 de abril de 2010

Onisciência

E não há criatura alguma encoberta diante dele. Todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas. Hb 4.13

Nada pode ser escondido de Deus. Ele sabe o que é feito publicamente (para todos verem) e o que é feito particularmente (para ninguém ver). Isso se torna muito pessoal.

Deus sabe que você está lendo essa mensagem e também sabe o que você está pensando enquanto lê. Ele sabe se você preferiria estar em algum outro lugar e o que você planeja fazer quando sair.

Ele está ativamente consciente de todos os dados, em todos os tempos, relativos a todas as pessoas, em todo lugar. Seu conhecimento é intuitivo.

Ele conhece nossos sentimentos e nossos desejos. A questão não é porque Ele não os realiza, mas se Ele os aprova.

Ele conhece nossas desculpas e nossa personalidade. Ele conhece tudo e cada coisa, e as conhece de maneira absoluta. Nada escapa!

Isso significa que você nunca está sozinho. Você pode não ver ninguém, mas não está só. Qualquer coisa que você faça seja boa ou ruim, Deus sabe. Isso pode parecer bastante assustador para quem tem o que esconder, e explica por que o homem carnal não quer um Deus onisciente.

A onipresença de Deus é o fato de Ele estar (ao mesmo tempo), em todos os lugares, e também se refere ao Seu conhecimento ilimitado, embora não dependa de ninguém para obter qualquer informação. É completamente diferente de nós que dependemos do conhecimento de outros.

Nota: Às vezes apostamos nossas vidas na crença de que alguém sabe alguma coisa. Sempre que você faz um pedido em uma farmácia, supõe que o balconista balcão sabe o que faz. Você acredita piamente que ele seja uma pessoa instruída e saiba distinguir os remédios. Poucas pessoas conferem o remédio com a receita. Não abrimos as cápsulas para nos certificáramos dos componentes. De qualquer forma, não o reconheceríamos mesmo. Sabemos apenas que o médico fez a prescrição, o farmacêutico vendeu o remédio e nós vamos tomar.

Dependemos do conhecimento das outras pessoas. Imagine em uma viagem, (seja de avião, ônibus, trem, navio ou até mesmo de carona) e verá como dependemos do conhecimento de outros.

Quando estava preparando esta mensagem encontrei uma historia muito interessante para exemplificar como mudamos de opinião quando descobrimos o que os outros pensam.

‘Ela dizia que um senhor muito rico com a idade avançada estava ficando surdo; ele foi ao médico e recebeu um aparelho auditivo especial. Além de acabar com a surdez o idoso também melhorou a sua audição. Quando voltou para um check-up, o médico comentou: “Sua família deve estar feliz por saber que o senhor agora pode ouvir”. O idoso respondeu: “Não, eu nada contei a respeito do meu aparelho. Eu simplesmente fico ali sentado ouvindo as conversas. Já mudei o meu testamento duas vezes”.

O fato das pessoas pensarem que você não sabe pode mudar o que elas dizem e fazem. Por isso a compreensão da onisciência de Deus muda a nossa maneira de falar e agir.

Como criaturas finitas, quanto mais aprendemos mais vemos que não sabemos tudo o que precisamos saber. É um verdadeiro dilema; mas Deus não tem esse problema porque tudo o que está acontecendo, já aconteceu ou vai acontecer Ele sabe.

A Bíblia diz que até mesmo os cabelos da nossa cabeça estão todos contados. Mt 10.30 Sei que, para alguns recursos hoje existente, essa é uma contagem é possível. Mas a questão é que Deus conhece o número de fios de cabelo em sua cabeça sem precisar contá-los, simplesmente porque Ele é Deus e sabe.

Deus não precisa usar recursos tecnológicos. Seu conhecimento é intuitivo (Ele simplesmente sabe).

Nota: A melhor forma (para exemplificar) que encontrei foi à intuição feminina. Às vezes elas dizem coisas que não sabemos a razão. Afirmam que algo vai acontecer e quando perguntamos o porquê, elas respondem simplesmente: “Porque sei. Espere e verá”.

Deus tem um conhecimento inato de todos os dados de todos os tempos. Ele nunca esquece; por isso não precisa se lembrar. A única coisa que Ele faz questão de esquecer (em determinadas circunstancias) são os nossos pecados.

Todo o conhecimento reside nele. Tudo o que é conhecido, foi conhecido e será conhecido; o que poderia ter sido conhecido ou que foi esquecido, Deus sabe intuitivamente.

Deus além de saber o que acontece também sabe o que poderia ter acontecido. Uma coisa é saber os acontecimentos do momento; mas outra totalmente diferente é saber o que teria acontecido ou o que acontecerá no futuro.

Ele também conhece as possibilidades históricas. Por exemplo, o que teria acontecido se você tivesse nascido em outra época, em outro lugar, em outra raça? E se nossos pais tivessem se casado com outra pessoa? Deus sabe e você devia ser grato por isso.

Por quê? Porque Deus poderia ter feito a sua vida totalmente diferente. Você poderia ter nascido no meio de uma epidemia ou de conflitos militares e políticos. Poderia ter nascido num período de fome, escravidão ou de qualquer outra dificuldade social.

Confie que Ele escolheu o melhor e lembre que os valores Dele são diferentes dos nossos. Portanto você está bem exatamente como está.

A onisciência de Deus pode dar segurança porque conhece todas as possibilidades. O conhecimento de Deus é absoluto.

Aos domingos pessoas de todo o mundo cristão reúnem-se para adorar a Deus. Pregam, oram e cantam. Deus ouve cada vogal de cada silaba de cada palavra de cada língua. Embora Ele conheça cada pensamento de cada pessoa.

Alguns equacionam este comportamento pensando que se Ele sabe o que pensamos, portanto não precisa ouvir o que falamos. Tecnicamente o raciocínio está correto, mas emocionalmente não está. Quem lida (emocionalmente) com crianças sabe disso.

Quando uma crianças que está começando a falar diz algo do seu jeito inocente às vezes engraçado, sabemos o que elas querem, mas pedimos para repetir, porque gostamos de ouvi-las.

Elas falam coisas diferentes do que falamos (gramaticalmente incoerentes), mas nos maravilham.

Quando as pessoas vão a Deus nos termos dele com orações e louvores, Ele diz: “repita isso”, pois gosta de ouvir.

A onisciência de Deus não é apenas intuitiva e absoluta, mas também é extremamente pessoal. Ela está relacionada à nossa vida diária.

Ó Senhor, tu me sondaste e me conheces. Tu conheces o meu sentar e o meu levantar. Sl 139.1,2

Nota: Você pode pensar que o salmista era um exagerado porque sentar e levantar é algo tão comum como respirar.

Sentar e levantar é uma das ações, mais comum. Quantas vezes você ora antes de sentar? Quantas vezes você pensa a respeito do fato de que está na hora de se levantar? (Eu penso que é algo que todos fazem automaticamente).

Nós não nos pegamos aos detalhes da vida cotidiana. Simplesmente agimos porque é normal fazer isso. Mas a Bíblia diz que Deus está intensamente ciente dos menores detalhes de nossa vida.

‘Suponha que na próxima vez em que você for se sentar faça-o sobre um prego. Subitamente, você ficaria extremamente consciente desse detalhe físico. Agora suponha que o prego estivesse infectado, uma infecção penetrasse em todo o seu corpo e você tivesse de passar um período no hospital tomando antibióticos.

Pior ainda, suponha que, a infecção se espalhasse tão rapidamente que os médicos não soubessem dizer se você ia sobreviver ou não. A essa altura você estaria perguntando: “Senhor, por que me deixaste sentar sobre o prego sem me avisar que ele estava na cadeira?”

Isso provavelmente não vai acontecer, mas você pode louvar a Deus por sentar-se e levantar-se sabendo que Ele se preocupa com esse detalhe da sua vida.

Orai sem cessar e em tudo daí graças porque essa é a vontade de Deus. 1Ts 5.17 e 18a

Nota: Provavelmente você está pensando que (eu é quem) sou um exagerado, mas seria bom lembrar quantas vezes você disse que queria fazer a vontade de Deus. Eu estou apenas lembrando qual é a vontade Dele.

Deus além de saber o que você fez, sabe por que fez. Mesmo quando os outros não lhe compreendem, Ele conhece a verdadeira história.

Portanto, se alguém está se afastando porque você quer fazer o que é certo e ele ou ela quer seguir outro caminho, não ceda e nem fique abatido. Deus conhece suas motivações e sabe todo o que está acontecendo nos bastidores.

Deus conhece cada dor e sofrimento. Se você tem chorado por causa de uma pessoa ou uma situação, Deus diz: “Eu me importo e estou guardando as suas lágrimas porque sei o motivo. Confie em Mim!”

Registra as minhas aflições; põe as minhas lágrimas no teu odre. Não estão elas no teu livro? Sl 56.8

Deus também sabe quando agimos com hipocrisia, (usando máscaras). Ele sabe quando aparentamos uma coisa por fora, mas somos totalmente diferentes por dentro.

Os saduceus e os fariseus do tempo de Jesus andavam enganando o povo com suas conversas a respeito de justiça, suas orações bonitas e seus jejuns adequados. Mas quando encontraram com Jesus, Ele olhou para eles e disse: “Sois... sepulcros caiados... cheios de ossos de mortos” Mt 23.27

Nota: Jesus estava se referindo à lei judaica que dizia que qualquer um que tocasse uma sepultura ficava imundo. Para evitar a contaminação, eles jogavam cal nas sepulturas. Mas jogar cal em uma cova não muda a realidade de que ela abriga os ossos de uma pessoa morta.

Embora externamente parecesse bom, continuava sendo uma sepultura, (um lugar que abrigava ossos de mortos).

Se não tomarmos cuidado, poderemos nos transformar em sepulturas caiadas. Algumas pessoas são bonitas externamente, mas se pudéssemos abrir seus corações, encontraríamos cobiça, traição e imoralidade.

Elas podem enganar as pessoas por um tempo, mas não podem enganar a Deus.

Deus faz o que faz porque tem motivos. Sua Onisciência tem propósito. A Bíblia diz a respeito da crucificação de Jesus que, embora homens impertinentes o tivessem matado, Ele foi crucificado “por determinado conselho e presciência de DeusAt 2.23

Embora os instrumentos utilizados tenham sido homens maus. O propósito de Deus era que Seu Filho pagasse na cruz pelos pecados do mundo.

Não apenas dos santos e ou dos moralmente corretos, mas de todo mundo.

Os valores de Deus são diferentes dos nossos e as vezes temos dificuldade de entender os Seus caminhos.

Assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Is 55.9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso Importante !

Favor Mencionar E-mail quando fizer seu comentário.
Deus abençoe