segunda-feira, 15 de novembro de 2010

AMOR

O amor está entre as palavras mais mal compreendidas do nosso vocabulário, e parte deste problema está na forma que a usamos. Diminuímos o seu significado pelo excesso de utilização. Da mesma forma que dizemos: amo a minha esposa, dizemos amo andar de moto; amo os meus filhos, amo este ou aquele artista. Da mesma forma que falamos: Eu amo a Deus, falamos: eu amo quando você anda deste jeito. Utilizamos a palavra amor de maneiras tão diferentes que ela perdeu o seu significado literal.

Nota: É difícil dar e receber o amor quando nem mesmo se sabe o que ele é. Precisamos esclarecer algumas interpretações populares e erradas a respeito do amor.

Muitas pessoas pensam que o amor é um sentimento. (Que é um friozinho na barriga). Um estremecimento nas entranhas. Um mar de emoções. O verdadeiro amor produz sentimentos, (alguns muitos fortes), mas é mais do que sentimento.

Outro erro é pensar que o amor é incontrolável. As pessoas dizem: Não adiante, ele está amando! Ou então o oposto: Não tenho culpa, (simplesmente), não amo mais. Acabou!

Falamos como se o amor fosse incontrolável, mas a Bíblia diz que o amor é controlável. Jesus ordenou que amássemos uns aos outros. E isto indica que temos controle sobre quem amamos ou não.

O amor depende de duas coisas. A primeira é uma questão de escolha. Se fosse um sentimento não seria um mandamento, pois não podemos ordenar um sentimento, mas podemos ordenar uma escolha. O amor é uma questão de escolha.

A segunda diz que o amor é uma questão de conduta. (Algo que fazemos. É uma ação e não um sentimento). O apóstolo João expressou-o dessa maneira:

Meus filhinhos não amem de palavras, nem de língua, mas de obra e em verdade. 1 Jo 3.18

Com demasiada freqüência amamos com palavras, mas não com atos. Tem um exemplo que seria engraçado senão fosse trágico.

‘Um jovem disse a sua noiva: Querida, eu a amo tanto que morreria por você. Ela respondeu: Você sempre diz isso, mas nunca faz. ’

O amor é mais do que palavras. Quando a Bíblia fala no amor de Deus por nós, e do tipo de amor que devemos ter por Ele, e pelas outras pessoas, é sempre um compromisso. É sempre uma forma de agir.

Nota: A verdade é que a nossa vida está cheia de pessoas que não gostamos. Não gostamos do jeito que algumas pessoas falam. Da maneira que agem e da roupa que vestem.

É fácil amar pessoas gentis e prestativas, mas para Deus nos ensinar a amar, Ele vai usar pessoas difíceis de amar. Deus vai nos colocar junto às pessoas que não são amáveis.

Nota: Cada uma de nós é difícil de ser amado por algum tempo, (por um período de tempo, tenha ou não a TPM), mas algumas pessoas são difíceis de serem amadas o tempo todo.

Jesus nunca exigiu que tivéssemos um afeto caloroso por todos. Ele só nos manda fazer aquilo que fez. (Ele não tinha emoções calorosas pelos fariseus). Não precisamos gostar de todos, mas devemos amá-los.

Jesus deu a vida, também pelos fariseus (por aqueles que O rejeitaram, caluniaram, e crucificaram), Ele os amou em obras e em palavras, quando disse: Pai perdoa-os...

O desafio é: Como você pode amar um vizinho chato e criador de caso? Como amar um colega detestável ou pessoas encrenqueiras, escarnecedores e fofoqueiros. Como amar esse tipo de gente? Vou responder esta questão na próxima mensagem.

Deus lhe abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso Importante !

Favor Mencionar E-mail quando fizer seu comentário.
Deus abençoe