terça-feira, 9 de novembro de 2010

Sabedoria

Quando falamos a respeito da sabedoria, referimo-nos mais do que ao simples conhecimento. A sabedoria é mais do que ter informação.

Todos conhecem alguém que é bem informado, mas completamente ignorante quando se trata da vida comum. Ele tem um vasto conhecimento acadêmico, mas nada de bom senso.

Portanto, simplesmente acumular dados não é ter sabedoria. A sabedoria tem a ver com a utilização das informações que temos e não com o fato de apenas possuí-las.

Sabedoria é combinar as coisas para que atinjam um objetivo da melhor maneira possível.

A sabedoria de Deus, portanto, usa situações e pessoas para que tudo acabe alcançando o seu objetivo; porque não existe objetivo mais elevado para o qual pudessem ser usados. Ninguém mais poderia resumir todos os acontecimentos da História e arranjá-los de maneira que realizassem um único propósito, absoluto.

Nota: A sabedoria não evitará os problemas, mas o ajudará a enxergar melhor. Ela coloca a vida no devido foco.

Ao longo do tempo, diversos demagogos, ditadores e loucos tentaram manipular a história de acordo com seus desejos e propósitos. Mas sempre falham por pelo menos três motivos. Primeiro, eles não são Deus, ainda que alguns deles pensem ser. Segundo, não sendo Deus, não são suficientemente inteligentes para sustentar seus planos grandiosos e imorais por muito tempo. E terceiro todos morrerão um dia. Apenas Deus é sabedoria absoluta.

Ninguém poderia criar um plano de salvação como Deus imaginou. Em nossa “sabedoria” teríamos feito tudo diferente, (mais complexo e injusto). Criaríamos um plano para o futuro, algo como: Mereça sua entrada no Céu.

Mas Deus fez da salvação algo livre e disponível para todos, enviando o Seu Filho para morrer pelos nossos pecados. Nossa sabedoria não criaria uma coisa dessas.

Nota: A Cruz parece loucura para a sabedoria humana.

Por isso tantas coisas na Bíblia não fazem sentido. Eu e você faríamos diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso Importante !

Favor Mencionar E-mail quando fizer seu comentário.
Deus abençoe