segunda-feira, 6 de agosto de 2012

CEDENDO A TENTAÇÃO



A primeira coisa que somos obrigados a fazer ao ceder a tentação se resume em uma só palavra: "apagar". Paulo alerta. Não apaguem o Espírito. 1Ts 5.19

Sempre que tenho um desejo, o Espírito me induzirá ao certo, há não ser que esteja com a mente cauterizada pelo pecado. A tentação é dolorosa para nós porque, quando cedemos, ela não machuca apenas por fora; ela costuma machucar também por dentro. Ela ataca onde somos mais vulneráveis, objetivando dominar e anular nossos princípios mais profundos.

A vida no fluir no espírito é mais do que evitar a tentação. Na verdade a tentação sempre sobreviverá, pois também faz parte do nosso processo de crescimento.

Ao lidar com as tentações você tem a oportunidade de questionar: “Se eu seguir por essa estrada, onde ela me levará no longo prazo - na direção do eu que quero ser ou na direção contraria?

Nota: Cada tentação que sofro me oferece a oportunidade de dar um passo em direção a pessoa que quero ser.

A luta contra a tentação é nobre, mas, se nos limitarmos a tentar reprimir o desejo, ele nos vencerá pelo cansaço. Precisamos ter uma imagem muito clara do tipo de pessoa que desejamos ser e o porquê desejamos ser esta pessoa.

Por exemplo: Um médico resolve anotar todos os motivos pelos quais gostaria de lidar de um modo honrado com a sexualidade e começa descrevendo o que poderia acontecer com a esposa dele se não agisse assim, como os seus filhos seriam afetados, o que aconteceria como seu trabalho e com a sua reputação, qual seria a sensação de viver assombrado pela culpa e pelo fracasso.

Após este teste como você acha que ele reagiria com a tentação nesta área? Você já fez esta lição de casa independente de qual seja a sua profissão? Eu o aconselho a fazer mesmo que ainda não tenha esposa e filhos. Jó abordou a questão do seguinte modo:

Fiz acordo com meus olhos de não olhar com cobiça para as moças Jó 31.1

No painel de qualquer carro existem luzes de alerta para nos informar que o motor esquentou demais, que está com o nível do óleo baixo ou que o freio está com problemas. Penso que somente um idiota consegue ignorá-las.

Você pode imaginar alguém que tapa estas luzes com fita adesiva escura para não enxergá-las ou então que mande tirá-las por que incomodam? O que você pensaria de alguém que age assim? Cuidado para você não ser o que você pensou que essa pessoa é, pois do mesmo modo é aquele que ignora a s luzes do painel do coração.

A principal luz do painel do coração é a luz da "satisfação da alma". Por isso existem na Bíblia tantos mandamentos que nos convidam à alegria. Neemias disse:

(...) A alegria que o Senhor dá fará com que vocês fiquem fortes. Ne 8.10

E Paulo acrescentou:

Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se! ... Perto está o Senhor. Fp 4.4

A alegria é uma das características do fruto do Espírito. O fruto do Espírito é o amor, e a alegria é a primeira das oito características listadas por Paulo:

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longaminidade, beniguidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Ga 5.22,23

Por que pessoas inteligentes ignoram estas "luzes" o tempo todo se são capazes de considerar essa atitude como uma estupidez? A resposta mais coerente que encontrei foi: Quando alguém está insatisfeito com a vida fica vulnerável a tentação. Quanto mais profunda for essa insatisfação, mais profunda será a vulnerabilidade, porque fomos feitos para a satisfação da alma. Viver sem ela é complicado.

Quando alguém não tem Deus recorre a qualquer outro lugar, mas o fato é que vai atrás dela e aí começam os problemas, pois elas se transformam em um ídolo. A vida desta pessoa passa a girar em torno deles.

Nota: O que era chamado de idolatria nos tempos bíblicos hoje costumou chamar de vícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso Importante !

Favor Mencionar E-mail quando fizer seu comentário.
Deus abençoe