segunda-feira, 24 de setembro de 2012
FORTALEZAS
Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas, ao contrario, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo. 2Co 10.3-5 NVI
Paulo viveu no período em que o Império Romano dominava todo o mundo civilizado e muitas nações eram submissas, (a esse império), por causa do poderio militar dele. O povo sabia o que era a força militar, e a temia ou a admirava, e se submetia a ela.
A cultura era imperialista e o convencimento era a força militar.
Quando Paulo falava em fortalezas (os ouvintes) sabiam que a fortaleza era um recurso militar de defesa, importantíssimo, para o território conquistado. Portanto, a fortaleza era construída em uma posição estratégica para garantir a defesa de um território.
Nós somos trinos, ou seja, somos um espírito que mora num corpo e tem uma alma. É com o corpo que entramos em contato com o mundo. Dizemos que ele está dividido em cabeça, tronco e membros. É com ele que nos relacionamos com a matéria e nele é que estão os sentidos (paladar, tato, audição, visão e o olfato).
A alma é a personalidade e também é composta por 3 partes: mente (intelecto), emoções, e vontade. Tudo o que entra através dos sentidos é processado na mente gera emoções e influencia a vontade. A vontade é quem decide. Você se torna aquilo que você deseja ser.
A alma é a ponte que liga o corpo ao espírito. Se ela se inclinar para os desejos da carne você será uma pessoa carnal, mas se inclinar para o espírito será espiritual. A carne e o espírito estão em lado opostos.
Pois a carne deseja o que é contrario ao Espírito; e o Espírito o que é contrario a carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam. Ga 5.17-,18 NVI
É com o espírito que entramos em contato com o mundo espiritual, e ele também é composto por 3 partes: comunhão, intuição e consciência.
O espírito é o mais intimo do nosso ser é o Santo dos Santos, o esconderijo do Altíssimo.
Aonde Paulo disse que estavam as fortalezas? Na alma, ou seja, na ponte de acesso ao seu verdadeiro ser, formada pelo raciocínio, as suas emoções e a vontade.
Qual é o território que ela quer defender? É aquele que conquistou com a queda do homem. Resta saber o que são estas fortalezas que Satanás construiu na mente do homem.
A primeira e a mais importante delas é a CULTURA. Cultura é a maneira como você vê e sente o que esta em sua volta - é como você interage no meio ambiente.
Você se veste da forma que se veste por causa da sua cultura (se a sua cultura fosse oriental ou tribal, provavelmente se vestiria diferente), você prepara a sua comida com o tempero que a cultura determina (no mínimo lhe influencia), se ela fosse outra, talvez o seu cardápio diário fosse diferente.
O mesmo acontece com a música e com a religião, inclusive a forma de adoração. Fazemos as nossas festas conforme a nossa cultura, o mesmo acontece com os casamentos e os funerais.
A cultura é como lentes coloridas, quando você as usa vê todas as coisas com as cores modificadas (mascaradas) por elas e não percebe. O branco não é puro, mas você não nota, o mesmo acontece com as outras cores.
Nós brasileiros temos uma cultura com lentes Católica Apostólica Romana. Precisamos identificar e eliminar estas lentes.
Outra fortaleza poderosa é conhecida como PARADIGMA. O paradigma é uma ideia preconcebida que se aloja na mente e impede que outra ideia entre. Vou explicar com uma pequena história:
‘Um homem vinha por uma estrada e quando se aproximou de uma curva fechada diminuiu a velocidade por precaução. De repente é surpreendido por um carro que vem na contra mão. Quase havia uma colisão. No exato momento em que um carro cruzava com o outro ele viu que quem estava no volante era uma mulher que gritou: Porco!
‘O homem se irritou e respondeu: Vaca! Em seguida acelerou o carro e entrou na curva atropelando um porco.
‘Analisando o ocorrido: Nos relacionamentos do transito existe um paradigma de que quando alguém grita é para ofender, e este paradigma não permitiu que o homem entendesse a mensagem correta que era: “Cuidado tem um porco no caminho. Se eu não desviasse bateria nele”. Entretanto o homem entendeu que a mulher além de estar errada lhe chamou de porco. Existe outro paradigma na cabeça dos homens que deve ter influenciado: Mulher não sabe dirigir e é desaforada.
Quantos paradigmas existem na sua cabeça que complica o seu convívio familiar, (no trabalho, na escola, na igreja e na rua). São fortalezas que precisam ser identificadas e eliminadas. Tradição, filosofia, sofisma, conceito, preceito e religiões pagãs também formam fortalezas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Aviso Importante !
Favor Mencionar E-mail quando fizer seu comentário.
Deus abençoe
Nenhum comentário:
Postar um comentário