terça-feira, 28 de setembro de 2010




Comunhão

A Bíblia não coloca a adoração apenas, no plano individual, mas também no coletivo. A comunhão é importante! Infelizmente, algumas pessoas demonstram a falta de interesse na comunhão, dizendo que não precisam ir à igreja para ser um adorador.

Investigue a vida de adoração de alguém que se esquiva da comunhão e descobrirá que ela não adora de jeito nenhum.

A adoração no templo individual, o eu, sempre conduz à adoração no templo coletivo, o Corpo. Se você estiver adorando individualmente, mal consegue aguardar o momento de adorar em grupo. Se você não se interessa pela adoração individual, ficará imaginando se precisa ir à igreja.

Algumas pessoas argumentam: “Eu não preciso ir à igreja para adorar a Deus. Eu posso adorar aqui mesmo em minha cama”. O que significa que elas não querem se levantar, (estão na zona de conforto), e precisam de tribulação para despertar.

Outros dizem: “Eu posso adorar a Deus em qualquer lugar,” e vão para frente da TV ou da internet, quando não vão ao bar com a turma. É verdade que podem adorar em qualquer lugar, até mesmo no bar da esquina, mas a questão é: elas adoram mesmo. Eu duvido!

Se você tiver um pouco de discernimento ou de bom senso, vai concordar que adorar admirando o elenco do Big Brother, da novela das oito ou do Fantástico, é tão estranho como adorar no bar com um copo de bebida na mão. Não é este o tipo de comunhão que a Bíblia fala.

Quando alguém diz isso, é por que nunca adora, e provavelmente está frio. (Se você se isolar por muito tempo esfria). Embora a igreja não seja o único lugar de adoração, a comunhão é necessária. Quando você adora durante (toda) a semana, no domingo, quer encontrar com outros que também estiveram adorando.

A Bíblia diz que na Nova Aliança, somos o templo de Deus. Portanto, não podemos fazer o que bem entender com o nosso corpo.

Nota: Você acredita que alguns pensam que o púlpito e a sala de oração são mais importantes do que o seu próprio corpo? Estes se escandalizam com a imoralidade dentro da igreja, mas não hesitam em envolver o próprio corpo em praticas imoral, fora da igreja. Jamais pensariam em roubar ou blasfemar na igreja, porque é a casa de Deus, mas fazem isso fora da igreja.

No contexto, (da Nova Aliança), Deus está dizendo: “Você não entende que é a minha casa? Sempre que você peca, peca na minha casa. Sempre que você faz isso, faz em minha Igreja, pois isso é o que você é.

Nuca se esqueça disso: A adoração já não é mais uma questão de lugar. Não é onde você está, mas quem você é, e você é o templo. Você é o tabernáculo. Você é a igreja.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

TABERNÁCULO

O tabernáculo foi construído mediante ordem divina. Êx 26.30 Uma tenda especial para um fim especial: O Santuário do Deus Altíssimo.

Externamente era um só bloco compacto, mas o seu interior era dividido em três partes distintas, com fins específicos: Átrio, Santo Lugar e Santo dos Santos.

A Bíblia ensina que o homem também é o templo de Deus, 1Co 3.16 e da mesma forma é composto de três partes: espírito, alma e corpo, e nos recomenda que cada uma dessas partes deve ser conservada conforme o propósito de Deus. 1Ts 5.23

O corpo é como o átrio, ocupando uma posição exterior com sua vida visível a todos. É através do corpo físico que o homem entra em contato com o mundo material. É no átrio que o homem obedece a Deus. O átrio é o lugar do sacrifício. Foi o corpo físico de Jesus que foi oferecido como sacrifício pelos nossos pecados.

Por dentro está a alma do homem, que constitui a vida interior e inclui sua emoção, vontade e mente. Este é o lugar santo de uma pessoa regenerada. A alma regenerada serve a Deus como o sacerdote do passado fazia.

No mais interior, além do véu, está o Santo dos Santos. Ele é o esconderijo do Altíssimo, o lugar que Deus habita. O espírito é a parte pela qual temos comunhão com Deus. Somente pelo espírito podemos compreender Deus e somente pelo espírito podemos adorar a Deus. Foi o que Jesus disse a mulher samaritana, quando ela o provocou, dizendo:

Nossos pais adoram neste monte, mas vós, os judeus, dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Jo 4.20

‘Por volta do ano 722 a. C., Deus julgou as dez tribos do reino do Norte, chamado de Israel, permitindo que uma nação incrédula, a Assíria, conquistasse a terra. Muitos israelitas foram levados presos para o exílio, embora alguns fossem deixados em Israel. Ao mesmo tempo, os assírios trouxeram muita gente de seu próprio povo para a terra conquistada.

‘Com o passar do tempo, o povo que veio da Assíria e os judeus que ficaram em Israel se casaram, produzindo uma cultura meio-judia e meio-gentia. Essa gente era conhecida como samaritana, e os judeus da Galiléia e Judéia a desprezavam. Passando a ter um profundo antagonismo entre judeus de “puro sangue” e os samaritanos “mestiços”.

‘Os samaritanos desenvolveram seu próprio sistema de adoração, porque não eram bem recebidos no templo de Jerusalém, e construíram o seu próprio templo sobre o monte Gerizim.

‘Por isso quando a mulher disse: “Nossos pais adoram neste monte”, ela queria dizer: “Meu povo tem o seu próprio lugar de adoração”. E eu tenho uma pergunta: Qual de nós está certo?

A mulher queria saber em que monte estava à igreja certa, e a resposta de Jesus foi: Mulher, crê-me, a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Jo 4.21

Ele não aceitou nenhuma das opções dela, pois disse que nenhum dos montes, era “o” local de adoração, porque uma nova “hora” estava chegando, dando a entender, que Ele mesmo ia introduzir esta nova hora.

Em outras palavras, Jesus disse: “Vou inaugurar uma nova base de adoração que não tem nada a ver com Gerizim ou Jerusalém. E a hora já chegou”.

Jesus estava se referindo ao cancelamento da Antiga Aliança, a via de acesso a Deus que fora estabelecida para o povo no Antigo Testamento. Se alguém quisesse adorar a Deus naquele tempo, tinha que ir ao tabernáculo, que fora construído com este propósito.

O problema com o tabernáculo era que as pessoas não podiam se apresentar diariamente diante de Deus. Qualquer israelita que ia adorar a Deus dependia dos sacerdotes e, mesmo assim, o sumo sacerdote só podia entrar no Santo dos Santos apenas uma vez por ano. Mais tarde, (no reinado de Salomão), o templo foi construído em Jerusalém, com as mesmas divisões do tabernáculo, e as mesmas restrições.

Se você e eu vivêssemos no tempo do AT, teríamos de fazer parte de Israel para adorar a Deus. Os gentios que faziam isso eram chamados “prosélitos”.

As pessoas fazem a mesma coisa hoje quando atrelam a adoração ao lugar em que estão. Não entendem que o antigo sistema foi cancelado. Nele a adoração estava atrelada ao lugar, a pessoa tinha de fazer parte de Israel, e se reunir no tabernáculo ou no templo. Mas agora a adoração não está atrelada ao lugar em que você se encontra, mas a quem você é. Jesus inaugurou outra maneira de adoração chamada Nova Aliança.

A adoração não diz respeito ao lugar aonde você vai no domingo e sim com quem você está em contato durante a semana.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

ELEIÇÕES

As eleições se aproximam, a campanha eleitoral está nas ruas, os marqueteiros estão em alta, mas o povo continua sem saber o que realmente está acontecendo nos bastidores de Brasília.

Todos os candidatos se apresentam sob a pele de cordeiro. Todos têm soluções fáceis, mas nenhum as apresenta de forma clara e convincente. A tendência é de olharmos todos como um só.

Outro dia recebi um e-mail da Bahia, que após fazer uma análise critico dos candidatos e das candidatas a Presidência, perguntou: “Diante disto voto em quem?”

Respondi usando um dito popular no meio evangélico: “Se correr o bicho pega. Se ficar o bicho come. Mas se orar o bicho corre.”

Precisamos orar, e orar muito por essa nação, pois as leis que tramitam em Brasília são preocupantes, e em algumas a “má fé” é visível a qualquer leigo.

Saia da zona de conforto e levante guerreiros de oração. Ore muito, e ore com fé, sem esperar reconhecimento aqui na Terra.

Nota: Quando a seca castiga, o sertanejo diz: “Deus não mandou chuva”. Ou seja, a culpa é de Deus. Mas, quando chove, fazem procissão para o santo padroeiro. O mesmo está acontecendo em todo o Brasil. A Igreja ora e paga o preço, mas os louros vão para o governo.

No domingo passado, após o culto, fui procurado por um grupo querendo saber a minha opinião sobre os candidatos. Respondi com um pedido de oração.

Mas, quando um deles perguntou: “Marina vai para o segundo turno?” Respondi: “Não sei, mas uma coisa eu sei: se Deus quiser ela nem precisa do segundo, é eleita ainda no primeiro”.

O nosso Deus não é um Deus de improvisos, Ele é um Deus de projetos. Portanto se no projeto d’Ele estiver isso, isso será! Se não estiver, não será. E completei: “você já pensou, que Deus pode ter colocado Marina como candidata, com o mesmo propósito que colocou a árvore do conhecimento no Éden?”

Talvez, Deus não esteja tão interessado na Presidência do Brasil como está com a sua atitude. Pense que esta é uma oportunidade de você demonstrar de que lado está, ou seja, se é joio ou trigo.

Você teme ser marcado a força pela Besta, mas isso não será preciso se ela lhe convencer a tatuar essa marca no seu corpo.

ACORDA IGREJA!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Reputação

A Igreja pode ter a maior e melhor das reputações; pode parecer boa, ética, discreta e ordeira, mas se não produzir o fruto do Espírito ela será estéril.

A Igreja para ser conforme o evangelho do Senhor Jesus, ela precisa ter o sobrenatural (ligar ou desligar as coisas do natural no sobrenatural Mt 18.18).

A Igreja do Senhor Jesus tem autoridade para pisar serpentes e escorpiões e toda a força do inimigo, porque tem o seu nome escrito nos céus (no sobrenatural). Lc 10.19,20

Nota: Conheço muitas entidades filantrópicas (associações, fundações, cooperativas, ONGs) que são honestas, têm excelente reputação, são aceitas e consideradas um bem para a sociedade, porque fazem caridade, mas não têm o Senhor Jesus – Satanás sempre vai lhe oferecer alternativas, mas sem Jesus.

Você pode estar pensando: “A minha igreja não é estéril, ela tem muitos membros. (São filhos na fé)”.

Meu amigo, a “Associação das mães solteiras” também tem muitos membros.

Você pode ganhar muitas pessoas para sua igreja, nos seus moldes, mas para Jesus tem que ser nos moldes Dele.

Ele é o caminho, a verdade e a vida, Jo 14.6 e estava nos mostrando o caminho quando disse:

Eu rogarei ao Pai e ele vos enviará outro consolador... e quando Ele vier vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. Jo 14. 16 e 26

O mundo não O pode receber. Ele vem somente para a Igreja, portanto, a Igreja que não pode receber o Espírito Santo de Deus não pode ser reconhecida como Igreja do Senhor Jesus. Ele disse:

O mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Jo 14. 17

Não sou eu quem está dizendo, é a Bíblia. O que é que a sua Bíblia diz? Consulte e submeta-se, ou então é melhor rasgar a pagina e se preparar para rasgar outras.

Aquele que não tem o Espírito, a vida está na carne, e a carne apodrece. Uma Igreja carnal não pode ir ao Pai, (por melhor que seja o seu conceito na sociedade).

Aquele que está mais preocupado com os conceitos e julgamento da sociedade do que com os ensinamentos do evangelho, não está seguindo o Caminho, porque não tem a Verdade e por isso nunca chegará ao sobrenatural.

Se a igreja não produzir o fruto do Espírito e não promover o culto de louvor e adoração ela terá um, mas na sua vida, e Deus continuará procurando dentro da Igreja, adoradores que o adorem em espírito e em verdade.

Aviso Importante !

Favor Mencionar E-mail quando fizer seu comentário.
Deus abençoe