terça-feira, 21 de setembro de 2010

TABERNÁCULO

O tabernáculo foi construído mediante ordem divina. Êx 26.30 Uma tenda especial para um fim especial: O Santuário do Deus Altíssimo.

Externamente era um só bloco compacto, mas o seu interior era dividido em três partes distintas, com fins específicos: Átrio, Santo Lugar e Santo dos Santos.

A Bíblia ensina que o homem também é o templo de Deus, 1Co 3.16 e da mesma forma é composto de três partes: espírito, alma e corpo, e nos recomenda que cada uma dessas partes deve ser conservada conforme o propósito de Deus. 1Ts 5.23

O corpo é como o átrio, ocupando uma posição exterior com sua vida visível a todos. É através do corpo físico que o homem entra em contato com o mundo material. É no átrio que o homem obedece a Deus. O átrio é o lugar do sacrifício. Foi o corpo físico de Jesus que foi oferecido como sacrifício pelos nossos pecados.

Por dentro está a alma do homem, que constitui a vida interior e inclui sua emoção, vontade e mente. Este é o lugar santo de uma pessoa regenerada. A alma regenerada serve a Deus como o sacerdote do passado fazia.

No mais interior, além do véu, está o Santo dos Santos. Ele é o esconderijo do Altíssimo, o lugar que Deus habita. O espírito é a parte pela qual temos comunhão com Deus. Somente pelo espírito podemos compreender Deus e somente pelo espírito podemos adorar a Deus. Foi o que Jesus disse a mulher samaritana, quando ela o provocou, dizendo:

Nossos pais adoram neste monte, mas vós, os judeus, dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Jo 4.20

‘Por volta do ano 722 a. C., Deus julgou as dez tribos do reino do Norte, chamado de Israel, permitindo que uma nação incrédula, a Assíria, conquistasse a terra. Muitos israelitas foram levados presos para o exílio, embora alguns fossem deixados em Israel. Ao mesmo tempo, os assírios trouxeram muita gente de seu próprio povo para a terra conquistada.

‘Com o passar do tempo, o povo que veio da Assíria e os judeus que ficaram em Israel se casaram, produzindo uma cultura meio-judia e meio-gentia. Essa gente era conhecida como samaritana, e os judeus da Galiléia e Judéia a desprezavam. Passando a ter um profundo antagonismo entre judeus de “puro sangue” e os samaritanos “mestiços”.

‘Os samaritanos desenvolveram seu próprio sistema de adoração, porque não eram bem recebidos no templo de Jerusalém, e construíram o seu próprio templo sobre o monte Gerizim.

‘Por isso quando a mulher disse: “Nossos pais adoram neste monte”, ela queria dizer: “Meu povo tem o seu próprio lugar de adoração”. E eu tenho uma pergunta: Qual de nós está certo?

A mulher queria saber em que monte estava à igreja certa, e a resposta de Jesus foi: Mulher, crê-me, a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Jo 4.21

Ele não aceitou nenhuma das opções dela, pois disse que nenhum dos montes, era “o” local de adoração, porque uma nova “hora” estava chegando, dando a entender, que Ele mesmo ia introduzir esta nova hora.

Em outras palavras, Jesus disse: “Vou inaugurar uma nova base de adoração que não tem nada a ver com Gerizim ou Jerusalém. E a hora já chegou”.

Jesus estava se referindo ao cancelamento da Antiga Aliança, a via de acesso a Deus que fora estabelecida para o povo no Antigo Testamento. Se alguém quisesse adorar a Deus naquele tempo, tinha que ir ao tabernáculo, que fora construído com este propósito.

O problema com o tabernáculo era que as pessoas não podiam se apresentar diariamente diante de Deus. Qualquer israelita que ia adorar a Deus dependia dos sacerdotes e, mesmo assim, o sumo sacerdote só podia entrar no Santo dos Santos apenas uma vez por ano. Mais tarde, (no reinado de Salomão), o templo foi construído em Jerusalém, com as mesmas divisões do tabernáculo, e as mesmas restrições.

Se você e eu vivêssemos no tempo do AT, teríamos de fazer parte de Israel para adorar a Deus. Os gentios que faziam isso eram chamados “prosélitos”.

As pessoas fazem a mesma coisa hoje quando atrelam a adoração ao lugar em que estão. Não entendem que o antigo sistema foi cancelado. Nele a adoração estava atrelada ao lugar, a pessoa tinha de fazer parte de Israel, e se reunir no tabernáculo ou no templo. Mas agora a adoração não está atrelada ao lugar em que você se encontra, mas a quem você é. Jesus inaugurou outra maneira de adoração chamada Nova Aliança.

A adoração não diz respeito ao lugar aonde você vai no domingo e sim com quem você está em contato durante a semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso Importante !

Favor Mencionar E-mail quando fizer seu comentário.
Deus abençoe