quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

PACIÊNCIA (I)

Destaco a paciência entre as virtudes do homem, pelo fato de que precisamos dela o tempo todo, e em todo lugar. Penso que você, assim como eu, já teve a experiência de fazer uma oração de desabafo dizendo: “Senhor, eu não agüento mais, dá-me paciência”. Oramos esperando que as pressões diminuíssem, mas ficamos com a impressão que elas aumentaram, e quanto mais pedia, mas a situação piorava.

Talvez você não tenha percebido, mas o Senhor estava atendendo a sua oração. Deus nos faz mais pacientes através dos problemas. Ele sabe usar os problemas para isso.

Nota: É fácil parecer paciente quando tudo está certo, mas a verdade aparece quando somos testados. Vejamos algumas formas de testar a paciência e você poderá tirar as suas conclusões, se é paciente ou impaciente, se precisa ou não mudar ou se vai continuar orando ou se vai resolver sozinho.

O primeiro teste são as interrupções. Ninguém gosta de ser interrompido, mesmo quando aquilo que você está fazendo não parece importante. Você senta para fazer uma refeição, e é interrompido, o telefone toca ou deitou para descansar e quando começa aquele sono gostoso à campainha toca. É alguém que já lhe procurou três vezes e disseram que lhe encontraria naquele horário. Ou programa descansar no feriadão, consegue uma casa na praia ou em um condomínio no campo e no primeiro dia é acordado pelo barulho do vizinho. O barulho só vai aumentando com os convidados para um churrasco.

Até os discípulos implicavam com as pessoas que interrompiam a agenda de Jesus. Diziam: “Não tragam as suas crianças agora. O Mestre está ocupado” ou “Bartimeu, pare com esta gritaria, você está perturbando”.

Nota: Ficamos irritados com as interrupções porque ignoramos a necessidade dos outros. Se Jesus pensasse como os discípulos as crianças não teriam sido abençoadas e nem a cegueira de Bartimeu teria sido curada.

A irritação é outro teste interessante. São aquelas pequenas coisas que lhe tiram do sério. Como tráfego congestionado, conversas intransigentes, telefones que não respondem, comida fria, atrasos, pneu furado, determinadas atitudes de vizinhos, e tantas outras. Todas essas irritações são controláveis, embora, às vezes pareça que não são, e precisamos de paciência para aprender a conviver com elas.

Moisés estava irritado com os israelitas. Tinha agüentado as suas queixas e críticas durante anos, e já não tinha paciência. Quando Deus lhe ordenou que mandasse a rocha dar água, ele bateu nela com raiva. Sua impaciência levou-o a desobedecer a Deus, e como resultado, Deus não permitiu que entrasse na terra prometida. Moisés era paciente em geral, mas até mesmo pessoas pacientes têm limites, e a impaciência, mesmo sendo justificada, pode ter conseqüências negativas.

Para muitos de nós, as grandes irritações na vida decorrem das pessoas. Existem pessoas mais irritantes do que cisco no olho. Temos de aprender a lição da ostra. Quando a ostra é irritada por um grão de areia, ela o transforma em uma pérola. Aprender a reagir às irritações positivamente vai capacitá-lo a transformá-las em pérolas.

A forma como você lida com os Transtornos é um teste de paciência. O Dr. Lucas nos fala de uma mulher que tinha problemas com a paciência diante dos transtornos. Jesus estava na casa dela e ela estava preocupada em preparar uma boa refeição para Ele, nem sempre agimos certo quando queremos fazer algo para Jesus. Marta ficou aborrecida com sua irmã Maria porque não veio ajudá-la nos serviços e procurou envolver o Senhor nesta frustração.

Talvez você se sinta assim. Talvez você esteja carregando o fardo mais pesado e se sinta sobrecarregado e injustiçado. Você também gostaria de ficar sentado aos pés de Jesus, mas há trabalho a ser feito, e parece que você é o único a perceber e se dá conta disso. Como você reage? Você tem paciência para suportar isso?

A paciência também é testada pela inatividade. A maioria de nós prefere fazer qualquer coisa exceto esperar. Odiamos ficar na sala de espera do médico, ou na fila do supermercado.

Nota: Podemos aprender muita coisa a respeito das pessoas observando como elas aguardam o elevador. Algumas se balançam para frente e para trás. Andam de um lado para o outro. Outras ficam apertando o botão a toda hora, como se isso fizesse o elevador chegar mais rápido. Simplesmente não conseguem ficar parada esperando. Precisam fazer alguma coisa para sentir que estão no controle.

A medicina descobriu uma porção de doenças chamadas “enfermidades da pressa” e os ataques no coração e no estômago são as mais conhecidas. A questão é: O que provoca a impaciência? A melhor resposta que encontrei foi: é falta de paz.

Quando temos paz no coração, quase nada pode nos tornar impaciente. Mas, quando não temos paz no coração, quase tudo nos torna impacientes. A Bíblia, o manual da vida, enfatiza a necessidade de sermos pacientes.

Portanto descubra uma nova perspectiva, descubra uma nova maneira de enxergar a situação ou a pessoa que está criando seus problemas.

A paciência começa mudando a maneira de encarar alguma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso Importante !

Favor Mencionar E-mail quando fizer seu comentário.
Deus abençoe