terça-feira, 21 de dezembro de 2010

PACIÊNCIA (III)

O passo final para desenvolver a paciência é depender de Deus. A paciência não é uma questão de força de vontade humana; É uma característica do fruto do Espírito. Você não pode simplesmente usar a psicologia e dizer: “Vou ser paciente nem que morra”. Vai acabar morrendo de enfarte ou de algo parecido.

Paciência não é fazer de conta que tudo está bem quando não está. Paciência não é usar uma máscara. Quando a paciência é fruto do Espírito, você tem paz interior. Certas situações não vão aborrecê-lo como antes, porque você está dependendo de Deus.

A paciência é uma forma de fé. Ela diz: “Confio em Deus”. “Sei que Deus é maior do que esse problema”. “E creio que Deus pode colocar a mão nisso e torná-lo em benefício para minha vida”. A fé nos ajuda a olhar para a vida do ponto de vista de Deus. A fé nos ajuda a dizer: “Senhor o que queres que eu aprenda nessa situação?”. E não: “Por que isso aconteceu?”.

Noé precisou esperar dezenas de anos pelo dilúvio. O tempo ia passando e Noé ali firme construído a arca e alimentando os animais, enquanto a opinião pública zombava dele. Ele tinha muita fé e a mulher dele tinha muita paciência.

Abraão também esperou muitos anos para ter um filho, Saara não teve tanta paciência e por isso se envolveu com Aghar e teve problemas com Ismael.

Moises esperou 40 anos no deserto, e então outros 40 anos conduzindo os filhos de Israel em direção à terra prometida. Foi muito tempo para ser paciente.

Todos no AT aguardaram o Messias. Nos dias do NT, os discípulos aguardaram o Espírito Santo no Cenáculo. A Bíblia é um livro que trata da espera. Porque esperar demonstra fé, e a fé agrada a Deus.

O mais difícil de esperar, em Deus, é quando você está com pressa, e Ele não está. É difícil ser paciente quando aguardamos aquela resposta de oração e ela não vêm como esperamos. Quando esperamos aquele milagre, e Deus não se manifesta. Quando esperávamos que Deus mudasse a nossa condição financeira, resolvesse o problema de saúde, ou mudasse o comportamento dos filhos, esposa, marido, ou aquele parente problemático.

É difícil quando temos toda a pressa do mundo, e Deus parece não ter nenhuma pressa. Esperar pacientemente é uma evidência de fé. Você já pensou que o Senhor pode estar esperando pacientemente que você aprenda ou pratique alguma coisa e você vive se fazendo de desentendido e nunca se posiciona.

A paciência também é um teste de fé. Quanto tempo você pode esperar?

Nota: Lázaro era um bom amigo de Jesus, mas um dia ficou muito doente. As irmãs dele mandaram chamar Jesus. E Jesus esperou de propósito mais dois dias, antes de partir para Betânia. Quando chegou, Lázaro tinha morrido e já estava sepultado.

Todos pensaram que Jesus chegou tarde demais. Mas Ele sabia que não era tarde demais. Foi até a sepultura e chamou Lázaro.

O que precisamos aprender e aceitar é que Deus nunca está atrasado. Está sempre na hora. O horário de Deus é perfeito. Ele nunca se atrasa e nem se deixa influenciar. Embora alguns crentes tentem fazer a agenda do Senhor, e oram dizendo: Deus você não está vendo, isto ou aquilo... Faça isso e isso.

Nota: Os irmãos da Igreja em Recife costumam dizer que “Deus nunca se atrasa o nordestino é que se avexa”.

A paciência é a evidência da nossa fé. Onde Deus estava quando os amigos de Daniel (Sadraque, Mesaque e Abdnego) eram preparados para a fornalha? Lá dentro (da fornalha) esperando por eles.

Deus é paciente, e se formos seus filhos, devemos apresentar os traços de Sua família, e ser paciente. Por isso, Ele nos avisou que teríamos tribulações nesta vida, e enviou o Espírito Santo para nos ajudar produzindo paciência em nós. A paciência faz parte do caráter de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso Importante !

Favor Mencionar E-mail quando fizer seu comentário.
Deus abençoe