segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

PACIÊNCIA (II)

A paciência começa mudando a maneira de encarar alguma coisa. Quando estou impaciente, tenho uma perspectiva limitada, e tudo o que vejo é a mim mesmo: minhas necessidades, meus desejos, meus alvos, meu tempo, minhas carências e como esta ou aquela pessoa está atrapalhando a minha vida.

A raiz da impaciência é o egoísmo. Por isso preciso obter uma nova perspectiva de vida. Preciso aprender a ver as coisas do ponto de vista da outra pessoa. É muito fácil aprender e muito difícil de praticar.

Se você quer que o seu casamento seja um sucesso, aprenda a olhar para a vida do ponto de vista do seu cônjuge.

Se quiser ter sucesso como pai, aprenda a olhar a vida do ponto de vista de seu filho.

Se quiser ser um homem de negócio bem sucedido, aprenda a ver a vida do ponto de vista de seus clientes.

Se quiser ter sucesso como funcionário, aprenda a ver a vida do ponto de vista de seu empregador.

Descubra o porquê de agirem como agem.

A sabedoria do homem lhe dá paciência; a sua glória está em esquecer ofensas. Pv 19.11

Sabedoria é ver a vida da perspectiva de Deus – Olhar a situação do ponto de vista d’Ele. Dessa perspectiva podemos chegar a três importantes conclusões.

Sou apenas humano, e naturalmente Deus sabe disso, mas quer que eu também saiba. Não sou perfeito e não estou no controle. Na realidade, a maior parte das coisas que enfrento são coisas que não posso controlar. Sou apenas humano.

Nenhum ser humano é perfeito; por isso não deve me surpreender ou ficar excessivamente aborrecido, quando as pessoas cometerem erros ou me decepcionarem.

Deus está no controle, e pode usar as situações, as irritações e os problemas que penetram em minha vida para realizar os propósitos Dele para mim.

Os passos dos homens são dirigidos pelo Senhor. Pv 20,24

Isto significa que você pode experimentar algumas interrupções celestiais. Às vezes o Senhor vai colocar pessoas irritantes ao seu redor com o propósito de lhe ensinar alguma coisa.

Adquira uma nova perspectiva e olhe o ponto de vista de Deus. Na Bíblia, Deus compara a paciência com a maturidade.

O longânime é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado demonstra loucura. Pv 14.29

Nota: A paciência é sinal de maturidade. A maioria das crianças é muito impaciente; elas não conhecem a diferença entre não e ainda não. Quando os bebês não conseguem imediatamente o que desejam, ficam muito irritados.

A maturidade envolve a capacidade de esperar. Uma boa maneira de se tornar paciente é desenvolver o senso de humor, aprenda a rir de si mesmo. Descubra de alguma forma a parte divertida da frustração.

O coração tranqüilo é a vida da carne. Pv 14.30.

As pessoas que riem, além de viverem melhor vivem mais. O humor é um solvente da tensão. É um antídoto para a ansiedade. É um tranqüilizante sem nenhum efeito colateral. O riso é o amortecedor nos choques da vida.

Se você conseguir rir de determinada coisa, poderá conviver com ela. E, além disso, se aprender a rir de seus problemas, nunca deixará de rir de alguma coisa.

Aquele que está entronizado nos céus ri. Sl 2.4

Deus tem senso de humor. Você gostaria de ser mais parecido com Deus? Aprenda a rir isso poder ajudar a preservar a santidade. Todos precisaram desenvolver o senso de humor.

O coração alegre é bom remédio. Pv 17.22

Outro passo importante para tornar-se paciente é aprofundar o amor.

O amor é paciente. 1co 13.4

Significa que, quando sou impaciente, não tenho amor, porque o amor é paciente. Quando você ama alguém, também se interessa pelas suas necessidades, quer conhecer os desejos, os sofrimentos e também os pontos de vista dessa pessoa.

Quando você está cheio de amor, quase nada pode provocá-lo a se irar ou deixá-lo impaciente. Mas quando está cheio de raiva, qualquer coisa pode provocá-lo.

Sejam humildes e amáveis. Sejam pacientes uns com os outros, tendo tolerância pelas faltas uns dos outros por causa do amor entre vocês. Ef 4.2 BV

Quando você está sob pressão, qualquer coisa que estiver dentro de você vai sair. Por isso, aprofunde o seu amor, e fique com a certeza, de que, o que vai sair é bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso Importante !

Favor Mencionar E-mail quando fizer seu comentário.
Deus abençoe