Estar deprimido, não é necessariamente um sinal de falha espiritual. Alguns dos casos de depressão mais sérios, narrados pela Bíblia, foram conseqüência de esgotamento emocional, que se seguiu a um grande triunfo espiritual. Elias e Davi são bons exemplos.
Infelizmente, em algumas situações, nossos “irmãos” podem ser os piores inimigos, com afirmativas em desacordo com a realidade bíblica. As depressões podem ter origem em fontes outras que os parâmetros espirituais.
O pecado pode levar uma pessoa a depressão, mas nem toda depressão provem do pecado, as suas raízes podem ser muito profundas, bastantes complicadas e tão complexas quanto as mágoas da infância e cicatrizes emocionais que as pessoas levam para os anos da maturidade.
É estreita a relação com a estrutura da personalidade, com a constituição física, reações químicas do corpo, funcionamento de glândulas e conceitos adquiridos. Isto não significa que seremos dominados por nosso temperamento.
Após a conversão quem deve nos controlar é o Espírito Santo. Mas, só pode habitar em nós em plenitude, se conhecermos o que somos e nos entregarmos a Ele.
Embora não possamos modificar o nosso temperamento, podemos permitir que seja controlado pelo Espírito Santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário